Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a educação sempre foi considerada um instrumento fundamental para reduzir desigualdades sociais e raciais, além de atender às demandas da população negra. Historicamente, diversos grupos negros se mobilizaram para garantir o direito à educação, quais sejam:

I. União Quilombola (UQ).
II. Movimento Negro Unificado (MNU).
III. Teatro Experimental do Negro (TEN).
IV. Frente Negra Brasileira (FNB).




Quais estão corretos?
Sobre as adequações curriculares pertinentes à Educação Especial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As adequações curriculares envolvem modificações nos conteúdos, métodos, estratégias e avaliação, com o objetivo de proporcionar o acesso ao currículo de maneira significativa para os estudantes com deficiência.

( ) As adequações nos elementos do currículo devem ser feitas de forma individualizada, levando em consideração as necessidades específicas de cada aluno, como a adaptação de conteúdos e recursos.

( ) A inclusão de alunos com deficiência no currículo regular exige também a adaptação dos materiais didáticos, a necessidade de mudanças no planejamento pedagógico, assim como na metodologia de ensino.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Joana é professora de Educação Especial e recebeu um novo aluno, Lucas, que possui deficiência física e utiliza cadeira de rodas. A escola onde Joana trabalha conta com salas de recursos multifuncionais e um núcleo de acessibilidade, mas nem todos os professores da instituição têm formação específica em Educação Especial. Com base na legislação vigente e nos princípios da Educação Especial, qual é a melhor conduta a ser adotada por Joana?
A respeito da educação profissional do aluno com necessidades educacionais especiais conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), analise a sentença abaixo:

A educação profissional é um direito do aluno com necessidades educacionais especiais e visa à sua integração produtiva e cidadã na vida em sociedade. Deve efetivar-se nos cursos oferecidos pelas redes regulares de ensino públicas ou pela rede regular de ensino privada, por meio de adequações e apoios em relação aos programas de educação profissional e preparação para o trabalho, de forma que seja viabilizado o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais aos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, bem como a transição para o mercado de trabalho (1ª parte). As escolas das redes de educação profissional podem realizar parcerias com escolas especiais, públicas ou privadas, tanto para construir competências necessárias à inclusão de alunos em seus cursos quanto para prestar assistência técnica e convalidar cursos profissionalizantes realizados por essas escolas especiais (2ª parte). Além disso, na perspectiva de contribuir para um processo de inclusão social, as escolas das redes de educação profissional poderão avaliar e certificar competências laborais de pessoas com necessidades especiais não matriculadas em seus cursos, encaminhando-as, a partir desses procedimentos, para o mundo do trabalho (3ª parte).


Quais partes estão corretas?
“O som é um meio eficaz de transmitir o sentido completo da informação; por isso que a forma de apresentação do som é tão importante em filmes, dado que a voz humana é particularmente eficaz na transmissão de significados e emoções. No entanto, a transmissão de informações apenas por meios auditivos não é igualmente acessível a todos os estudantes, e especialmente inacessível àqueles com deficiência auditiva, aos que precisam de mais tempo para processar as informações ou que têm dificuldades de memória” (Sebastián-Heredero,2020). De acordo com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), são algumas alternativas para trabalhar com informações auditivas:

I. Fornecer diagramas visuais, gráficos e notações de música ou som. II. Oferecer transcrições escritas de vídeos ou clipes de áudio. III. Facilitar apoios visuais ou táteis equivalentes como vibrações para sons ou alertas. IV. Utilizar descrições visuais e/ou emocionais para apresentações musicais.


Quais estão corretas?