Questões de Concurso
Filtrar
434.710 Questões de concurso encontradas
Página 98 de 86.942
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF-RS
Disciplina:
Não definido
A discalculia é um dos transtornos funcionais específicos de aprendizagem. Sobre essa condição, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF-RS
Disciplina:
Não definido
“Os problemas de aprendizagem que podem se manifestar nos alunos com paralisia cerebral referem-se a distúrbios no desenvolvimento motor, da atenção, da percepção, da aritmética, das habilidades sociais e do autoconceito” (Brasil,2006). A respeito do tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as formas de dificuldades de aprendizagem que o aluno com paralisia cerebral pode apresentar às suas respectivas propostas de ações pedagógicas.
Coluna 1
1. Forma espástica. 2. Forma atetoide. 3. Forma hemiplégica.
Coluna 2
( ) Estimular o uso da mão comprometida. Uma das possibilidades é utilizá-la como auxiliar: enquanto a mão não comprometida estiver escrevendo, a outra pode ficar em cima da mesa apoiando o papel.
( ) Substituir a escrita com lápis por letras do alfabeto e numerais imantados, facilitando ao aluno o seu manuseio; exercícios de múltipla escolha em folha impressa também podem contribuir para o desenvolvimento das atividades.
( ) Confeccionar pulseiras revestidas de chapinha de metal ou chumbo auxiliam o aluno na escrita, assim como a presença de um peso nas extremidades (pés ou punhos) pode configurar-se como uma alternativa para diminuir, por certo tempo, os movimentos involuntários.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Forma espástica. 2. Forma atetoide. 3. Forma hemiplégica.
Coluna 2
( ) Estimular o uso da mão comprometida. Uma das possibilidades é utilizá-la como auxiliar: enquanto a mão não comprometida estiver escrevendo, a outra pode ficar em cima da mesa apoiando o papel.
( ) Substituir a escrita com lápis por letras do alfabeto e numerais imantados, facilitando ao aluno o seu manuseio; exercícios de múltipla escolha em folha impressa também podem contribuir para o desenvolvimento das atividades.
( ) Confeccionar pulseiras revestidas de chapinha de metal ou chumbo auxiliam o aluno na escrita, assim como a presença de um peso nas extremidades (pés ou punhos) pode configurar-se como uma alternativa para diminuir, por certo tempo, os movimentos involuntários.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF-RS
Disciplina:
Não definido
A surdez influencia na qualidade das interações do indivíduo com o meio, podendo gerar implicações significativas no desenvolvimento da criança e do adolescente, dependendo do grau da perda auditiva apresentado. Sobre o tema, analise a seguinte assertiva:
• Neste grau de perda auditiva, a criança pode levar mais tempo para desenvolver a fala e a linguagem, apresentando alterações articulatórias (trocas na fala) devido à dificuldade em perceber todos os sons com clareza. Tem desafios para compreender a fala em ambientes ruidosos, sendo frequentemente desatento e enfrentando dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita (Brasil, 2006).
Essa é a definição de qual grau de surdez?
• Neste grau de perda auditiva, a criança pode levar mais tempo para desenvolver a fala e a linguagem, apresentando alterações articulatórias (trocas na fala) devido à dificuldade em perceber todos os sons com clareza. Tem desafios para compreender a fala em ambientes ruidosos, sendo frequentemente desatento e enfrentando dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita (Brasil, 2006).
Essa é a definição de qual grau de surdez?
Concurso:
IF-RS
Disciplina:
Não definido
“A grande maioria dos softwares educativos é construída tendo a preocupação com a escolha e a utilização de ícones. Os ícones devem ser significativos e padronizados, o que é fundamental para o aprendizado e a utilização desses programas. Porém, ao escolhermos um software educacional, devemos ter a preocupação de como as pessoas interagem com esses ícones” (Kleina, 2012). A respeito das características que devem ser consideradas na escolha do layout de um software educativo, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
IF-RS
Disciplina:
Não definido
A deficiência física é caracterizada por variações que podem acarretar ao indivíduo comprometimentos de mobilidade, na coordenação motora geral ou na fala. Esses comprometimentos podem ser diretamente ocasionados pelas situações apresentadas abaixo, EXCETO: