Filtrar


Questões por página:
Um Terapeuta Ocupacional conduz um grupo de arteterapia com pacientes com Transtornos do Comportamento Alimentar (TCA). Durante a fase de diálogo, uma participante expressa intensa frustração por sua obra não ter ficado "bonita" e se recusa a falar sobre ela, pedindo ao terapeuta que explique "o que o desenho significa". De acordo com os princípios do enquadre arteterapêutico descritos na literatura de referência, a conduta mais adequada do terapeuta é:
Durante um processo terapêutico com uma paciente com Transtorno da Conduta Alimentar (TCA), o Terapeuta identifica a necessidade de trabalhar um conflito intrapsíquico severo, no qual a paciente personifica suas pernas como um objeto aversivo. O objetivo da intervenção é externalizar o conflito, permitindo uma confrontação dialógica direta com essa parte cindida de si mesma, a fim de promover a conscientização e a reintegração simbólica. Com base nos elementos do psicodrama, a técnica adequada para atingir esse objetivo específico está descrita em:
Visualizar Questão Comentada
Segundo O Cotidiano da Pré−Escola (Série Idéias 7, FDE), a qualidade da experiência pré-escolar depende da maneira como o professor organiza e media as interações, de modo que o cotidiano se torne espaço de aprendizagens significativas e de construção de valores.
Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir e registre V para as afirmativas verdadeira e F para as falsas:

(__)A mediação docente no cotidiano da pré-escola implica favorecer situações em que as crianças possam interagir, cooperar e elaborar sentidos coletivamente, transformando as atividades em experiências de aprendizagem vinculadas à vida social e cultural.

(__)O papel do professor consiste em assegurar que as atividades planejadas sejam cumpridas de acordo com uma sequência previamente estabelecida, de forma que a rotina se converta em garantia de disciplina e previsibilidade no processo de aprendizagem.

(__)O professor deve priorizar atividades que introduzam gradativamente conteúdos acadêmicos, garantindo que a transição para o ensino fundamental ocorra sem lacunas, ainda que isso exija reduzir o tempo destinado a experiências de socialização e brincadeira.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Segundo Hoffmann, a avaliação mediadora se caracteriza por romper com práticas centradas em classificação e controle, assumindo um papel dialógico e processual no acompanhamento da aprendizagem. Considerando essa concepção, assinale a alternativa que traduz corretamente a perspectiva da autora.
Na obra Qualidade em Educação Infantil, Zabalza discute que a qualidade no atendimento às crianças pequenas não pode ser reduzida a padrões uniformes de controle, mas deve ser compreendida em sua dimensão pedagógica, social e ética. Considerando esse referencial, assinale a alternativa que traduz corretamente a concepção do autor.