Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão

Junto à grande produção de folhetos de cordel, uma manifestação literária popular produzida no Nordeste, floresceu a arte da xilogravura para as capas dos livretos.

_________ é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado aos mestres da cultura popular pernambucana, reconhecidos como Patrimônio Imaterial, e é uma das maiores expressões da gravura popular brasileira, hoje internacionalmente conhecido e admirado. Os artistas populares compõem um conjunto variado e diversificado de manifestações fincadas na alma brasileira. Assinale a alternativa que completa a lacuna acima com o nome do artista a que o texto se refere:

Antes de 1950 o Brasil tinha uma arte moderna com critérios bem definidos quanto à sua análise. Na visão modernista, as obras eram analisadas através da compreensão de suas qualidades estéticas que dependiam de ações da percepção. O ensino da arte dentro de uma concepção contemporânea começou a ser construída no início da década de 1960, a partir da reflexão de estudiosos americanos, canadenses e europeus sobre as funções da arte na educação e sobre seus métodos de ensino. Analise as assertivas acerca da arte contemporânea e seu ensino.

I- Na visão contemporânea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estéticas e também o conhecimento do seu contexto. Assim, uma obra de arte contemporânea, é mais um objeto simbólico do que puramente estético, sendo que a interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural.

II- O ensino de arte contemporânea deve considerar a visão da arte em uma perspectiva artística, não bastando a valorização da bagagem cultural do educando, centralizando a ênfase na técnica e não e no interesse por diferentes culturas, a proposta de desenvolver a capacidade de leitura técnica e atenta de obras de arte e do mundo no qual está inserida, a ampliação do conceito de criatividade deve se orientar pela mecânica e técnica.

III- O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devendo procurar desenvolver habilidades para perceber as obras de arte para fazer sentido delas. Não ver a maneira como os estudantes a interpretam e aguçar os sentidos para ampliar a forma como eles as percebem.

IV- A sociedade de hoje requer um ser “perceptível” e não “reflexivo”, e a arte contemporânea favorece isso, pois pede uma percepção passiva, não utilizando diversos meios de pensamento, se ater ao contexto e percebendo a única interpretação, promovendo o tipo de entendimento exigido por uma sociedade simplificada, na qual grupos podem coexistir com diferentes histórias valores e pontos de vista.

Está(ão) CORRETO(S):

Analise as assertivas acerca de espaços expositivos.

I- A apresentação de obras de artes visuais e a constituição de espaços expositivos adequados para a fruição da arte é tarefa que envolve uma organização externa, dependendo prioritariamente da divulgação.

II- A diversificação dos espaços expositivos influenciou no processo de legitimação das obras de Siron Franco e João Câmara.

III- A linguagem cinematográfica e seus modos de exibição instalam-se em galerias e museus, determinando formas particulares apartando-se o cinema das artes visuais marcado pelo “efeito cinema” em espaços expositivos.

IV- A exibição de uma obra de arte pode sugerir o gosto do curador, o tema da exposição, ou ainda a impressão que os objetos expostos e o espaço venham a suscitar no expectador.

Está(ão) CORRETO(S):

Sendo a tecnologia uma constante na história da arte, procura-se perceber em que medida a tecnologia digital interfere nos processos artísticos quanto a novas formulações a respeito do posicionamento do observador e do autor.

Analise as assertivas a seguir, acerca das noções de criação, autoria e sua crise a partir das intersecções entre arte e tecnologia.

I- A consolidação das noções tradicionais de autoria estão nos conduzindo para uma estagnação cultural que mantém uma sociedade individual ligada por redes eletrônicas, com cidadãos acoplados ativamente na internet na manutenção das linguagens dos sinais de uma comunidade, onde a segregação dos meios, a multimídia, é o catalisador para evolução social, uma “arquitetura do futuro” - ou a linguagem da nova era.

II- Na década de 1910 os artistas do vídeo começaram a construir os sintetizadores de vídeo baseados no mesmo princípio. O artista já não era um gênio romântico gerando um novo mundo puramente fora de sua imaginação, ele se tornou um técnico girando um botão aqui, pressionando um botão acolá-um acessório da máquina.

III- É da convergência de três momentos, intervenientes interativamente, que o artista constrói os seus objetos: (1) o mundo da realidade visível (donde o artista parte e retira os elementos); (2) o mundo da plástica (a matéria e o modo como é produzida a obra); (3) e o mundo dos pensamentos e dos sentidos (onde o artista se move).

IV- O conceito da arte durante o século XX tem-se diferido paulatinamente do existente até então. O que começou com imagens em forma de narrativas, mais ou menos miméticas, nas cavernas, evoluiu para a existências de arte elaboradas, conceituais. Tecnologias computacionais em parceria com técnicas gráficas tornaram esse desenvolvimento possível.

Está(ão) CORRETO(S):

Assinale a assertiva que apresenta o entendimento de projeto cultural de acordo com a legislação específica voltada à Cultura do município de Araraquara - Lei 9.926, de 19/03/2020;