Filtrar


Questões por página:
“A saúde das crianças nas creches é uma preocupação dos pais e professores. Por mais que seja praticamente impossível ficar 100% imune a bactérias e vírus, é importante evitar que as chances de contaminação aumentem”. Aline Czezacki, para o Blog da Saúde www.blog.saude.gov.br Nesta publicação de 30 de setembro de 2016 são descritas algumas orientações para a manutenção da saúde de crianças em ambientes educacionais. Apesar de não serem regras com efeito de lei, tais orientações devem ser levadas em consideração na prática diária. Podemos afirmar que NÃO consta entre estas regras:
A metodologia que envolve a criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento usando de seu próprio mundo de imaginação e fantasia e trabalhando pedagogicamente suas particularidades por meio de atividades que remetem ao brincar é chamada de:
O desenvolvimento de uma criança deve ser analisado sobre vários aspectos. É um processo de alterações complexas, quase sempre interligadas, que devem ser acompanhadas de perto e estimuladas positivamente, a fim de garantir resultados satisfatórios no decorrer de seu amadurecimento. Entre os aspectos a serem trabalhados no desenvolvimento de uma criança estão: I. O físico II. O motor III. O operacional IV. O emocional
Ao conceituarmos puericultura no contexto educacional podemos dizer que:
Estudos já comprovam que os brinquedos auxiliam no trabalho de desenvolvimento da criança, desde que utilizados em atividades lúdicas e criativas, para estimular seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e psicomotor. Diante desta confirmação foi preciso adequar os espaços e tempos do ambiente educacional para atender de forma satisfatória a proposta pedagógica desta ação. Neste contexto surge o conceito de: