70 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 14
Questões por página:
I. Os metadados são importantes na organização, gestão, busca, recuperação e localização de recursos de informação. A descrição de recursos por meio de metadados permite que eles sejam compreendidos por programas, sendo pois essenciais ao compartilhamento de dados entre sistemas.
II. A principal característica para o sucesso de uma rede de serviços de informação é a consistência, a qual é alcançada por meio do uso de padrões.
III. O MARC 21 contém seis formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Bibliográfico, Autoridade, Coleções, Classificação, Informação Comunitária e Gestão.
IV. A capacidade das bases de dados trocarem e compartilharem informações, consultas e serviços, usando diferentes plataformas de hardware e software, estrutura de dados e interfaces, é chamada de interoperabilidade.
V. O formato MARC 21 para dados bibliográficos foi desenvolvido para armazenar informações bibliográficas sobre monografias, recursos contínuos e documentos eletrônicos.
Está correto o que consta APENAS em
Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:
I. A CDU exibe quatro grandes características fundamentais: decimalidade, universalidade, versatilidade e multifacetação.
II. A ordem de arquivamento ou vertical determina o arranjo das fichas nos catálogos, bem como dos livros nas estantes, procedendo do mais específico para o mais genérico.
III. O mecanismo de síntese é realizado por meio da notação e pode ser observado na seguinte composição: 781&534 - Música e Física.
IV. Para representar assuntos inter-relacionados, os aspectos a eles associados e os níveis de abordagem, a CDU dispõe de três mecanismos básicos: síntese, ordem de citação e ordem de arquivamento.
V. Os auxiliares especiais -1/-9 e .01/.09 têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas tabelas principais ou pelas tabelas auxiliares comuns.
Está correto o que consta APENAS em
I. preservar a base bibliográfica por meio da adoção de um formato padrão, como o MARC 21, para garantir a portabilidade dos dados bibliográficos.
II. integrar uma rede de bibliotecas que possua uma base de dados e de serviços já implementada, de modo a evitar a construção de uma base própria.
III. reduzir os investimentos, escolhendo sistemas e linguagens livres, simples e amigáveis que não exigem treinamento nem suporte técnico para o seu uso.
IV. elaborar um projeto que descreva as necessidades, metas e resultados a serem atingidos, o que permitirá identificar soluções, comparar produtos e levantar custos.
Está correto o que consta APENAS em