limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Considere que um sistema opere a determinada taxa de transmissão de símbolos e a determinada taxa de erros de bits constantes e que seja capaz de atuar tanto com a modulação 16-QAM quanto com a 64-QAM, sendo a escolha por essa ou por aquela técnica de modulação ditada pelas necessidades dos usuários do sistema e pelas condições do canal de comunicação. Considere, ainda, que esse sistema, quando utiliza a modulação 16-QAM, opera no receptor com razão Es/N0igual a 18 dB — em que Es é a energia média de símbolo. Nessa situação, ao se utilizar a modulação 64-QAM, será possível aumentar — em comparação à taxa obtida com a utilização da modulação 16-QAM — em 50% a taxa de transmissão de bits do sistema, mas será necessário que o sistema garanta, no receptor, razão Es/N07,8 dB superior à razão Es/N0 utilizada no caso da modulação 16-QAM.

mostrar texto associado

Caso se deseje transmitir 4 bits a cada símbolo, com determinada taxa de transmissão e com probabilidade de erro de bit inferior a 10 -4 , sendo o transmissor e o receptor lineares, é mais adequado utilizar uma modulação QAM, que exigiria menor potência média de transmissão, do que uma PSK.

mostrar texto associado

Quando comparada a uma modulação M-QAM, para M > 4, a modulação M-PSK apresenta a vantagem de poder operar em amplificador não linear com menor recuo de potência, sem que haja distorção não linear.

Acerca de componentes e termos utilizados em telecomunicações, julgue o item subsequente.

Sabe-se que alguns dos sistemas celulares modernos utilizam o esquema de duplexação TDD (time division duplexing) em vez do FDD (frequency division duplexing). Uma das vantagens do TDD, nesse caso, relaciona-se ao fato de não ser necessária a sincronização entre as células.
Acerca de componentes e termos utilizados em telecomunicações, julgue o item subsequente.

Redes de comunicação modernas, particularmente as redes sem fio, utilizam o mecanismo denominado FEC (forward error correction) para melhorar o desempenho do sistema na presença de erros de transmissão. O FEC consiste na inclusão de bits de redundância na mensagem inicial, que são utilizados para a detecção de erros de transmissão. Em sistemas que utilizam FEC, uma vez detectados esses erros, o receptor solicita ao transmissor que retransmita os pacotes afetados até que a transmissão seja recebida corretamente, sem erros.