50 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 10
Questões por página:
A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Leia atentamente as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
I. ( ) No estágio I há queda progressiva da filtração glomerular estando, normalmente, a taxa de filtração ≥ 90 mL/min/ 1,73 m2 .
II. ( ) Há três padrões de adaptação de progressão na DRC. No padrão de “regulação completa” há o aumento da concentração plasmática de uréia e creatinina.
III. ( ) A acidose metabólica, presente na fase final da DRC, decorre da redução na reabsorção de bicarbonato devido a hipercalemia, o hiperparatireoidismo e a expansão do volume extracelular.
IV. ( ) A hipertrofia ventricular é a complicação cardiovascular mais frequente e decorre de vários fatores; entre eles, da anemia e da fístula arteriovenosa.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
A fisiopatologia da obesidade é muito complexa.Marque a alternativa INCORRETA sobre o papel dos hormônios produzidos pelo tecido adiposo, dos neuropeptídeos orexígênicos e anorexígenos.
A importância da vitamina D na saúde do ser humano tem sido descrita no presente século. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a vitamina D e assinale a alternativa correta.
I. O ergocalciferol (vitamina D2) é formado a partir do ergosterol, pró-vitamina encontrada nos alimentos de origem vegetal.
II. O calciferol (vitamina D3) é sintetizado pelo próprio organismo a partir do 7- desidro-colesterol.
III. A forma 25- (OH) D3 sofre hidroxilação no rim formando o calcitriol, a forma biologicamente ativa da vitamina D.
IV. A vitamina D associada ao paratormônio regula os níveis séricos de cálcio.
V. A vitamina D regula a secreção de insulina pelas células β-pancreáticas.
Correlacione a 1a coluna (agentes farmacológicos utilizados nas cardiovasculopatias) com a 2a coluna (descrição da interação fármaco e alimento) e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.