limpar filtros
Questões por página:
A adenosina é uma droga que diminui a condução pelo nó atrioventricular e promove vasodilatação coronária indicada em casos de arritmias cardíacas. Possui meia-vida de menos de 5 a 10 segundos, tendo efeito na maioria das taquicardias de QRS estreito. As contraindicações absolutas à adenosina são: bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro graus, disfunção do nó sinusal e FA pré-excitada. Efeitos colaterais podem ocorrer em até 60% dos casos. Analise os efeitos colaterais a seguir.
I. Cardiovasculares: flush facial, palpitação, hipotensão e dor torácica. II. Bradicardias: bloqueio atrioventricular de qualquer grau. III. Taquicardias: extrassístoles ventriculares, TV não sustentada, TV monomórfica e polimórfica (TdP). IV. Sensação de pressão torácica importante e “morte iminente”.
São efeitos colaterais da adenosina
Paciente em choque com aumento de pressão de oclusão artéria pulmonar, redução de débito cardíaco, aumento de resistência vascular sistêmica e perfusão tecidual < 65%, Analise os tipos de choque e suas etiologias.
I. Choque cardiogênico por arritmia cardíaca II. Choque cardiogênico por insuficiência de válvula mitral grave III. Choque obstrutivo por tamponamento pericárdico IV. Choque obstrutivo por tromboembolismo pulmonar
São diagnósticos diferenciais nesse caso
São características dos distúrbios de hemostasia secundários, exceto:

Menina de dois anos de idade sofreu acidente doméstico com água quente, deu entrada no pronto-socorro com queimaduras de segundo grau localizadas na porção dorsal do tronco e na porção dorsal das duas pernas.

Qual é a percentagem da área de superfície corporal queimada?

A respeito dos distúrbios do potássio, analise as afirmativas a seguir.


I. A solução que deve ser usada na reposição do potássio é, preferencialmente, o soro glicosado isotônico.

II. A hipocalemia predispõe a intoxicação por digitálicos.

III. O tratamento com insulina, o estresse cirúrgico, o uso de beta 2-agonista e a acidose metabólica são causas de hipocalemia.

IV. Câimbras, íleo, parestesias e hiporreflexia são manifestações frequentes quando o potássio atinge níveis menores que 3,0 mEq/L.


Estão corretas as afirmativas