50 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
COLUNA I
1. Dopamina 2. Dobutamina 3. Nitroprussiato de sódio 4. Milrinona
COLUNA II
( ) Pode causar taquicardia, arritmias, hipertensão, necrose local (se houver infiltração) e vasoconstrição periférica. O seu uso prolongado pode inibir a liberação do TSH. ( ) Pode causar arritmias, náuseas, mielossupressão, isquemia local (se houver infiltração) e é inativada por soluções alcalinas. ( ) Monitorizar a saturação periférica e o ECG. A hipovolemia pode agravar os efeitos hipotensores da medicação. Nos casos de tratamentos prolongados (> 48h), doses > 2 mcg/kg/min ou em pacientes com disfunção hepática ou renal, os níveis de tiocianato e cianeto devem ser monitorados. Pode causar convulsões, agitação, hipotensão arterial, bradicardia e taquicardia, náuseas, vômitos, câimbras abdominais e hipotireoidismo. ( ) Monitorizar ECG, pressão arterial e plaquetas. A hipovolemia pode agravar os efeitos hipotensores da medicação. Pode causar plaquetopenia, hipopotassemia e se acumular em pacientes com insuficiência renal.
Assinale a sequência correta.
Homem de 71 anos de idade, diabético e portador de insuficiência renal crônica estágio 4, está com dor moderada-intensa em tornozelo esquerdo que começou há cerca de um dia, quando ele “torceu” o pé ao pisar em um buraco. Tem histórico de rinite e de ter “empolado o corpo” depois de usar ibuprofeno. Fez uso de paracetamol, sem melhora satisfatória da dor. Está em bom estado geral, PA: 140 x 80 mmHg, FC: 85 bpm. Consegue sustentar o peso do corpo na perna esquerda com dificuldade e caminha com apoio. O tornozelo esquerdo tem edema e equimose e há dor à movimentação da articulação.
A opção de analgesia inicial com melhor perfil de segurança para o paciente é:
I. Paciente de 48 anos de idade, em fase terminal de câncer pancreático que tenha assinado termo de diretriz avançada para não realização de tentativas de reanimação em caso de PCR. II. Recém-nascido que nasceu em apneia, foi entubado na sala de parto e ao exame de RNM, foi constatada má formação cerebral, incompatível com a vida, tendo a equipe conversado com a família, que se declara esclarecida a respeito, concordou com a decisão e registrado por assinatura no prontuário. III. Paciente de 82 anos de idade, com câncer hepático devido a etilismo, viúvo, a única filha mora em outra cidade e por isso há dois meses não visita o pai internado no hospital em fase terminal.
São casos em que o médico está autorizado a não realizar manobras de ressuscitação
Em relação ao manejo do paciente vítima de inalação de fumaça, analise as seguintes alterações laboratoriais.
I. Elevação da hemoglobina, hematócrito, contagem de hemácias.
II. Grande diminuição da saturação de oxigênio pela oximetria de pulso.
III. Glicosúria, proteinúria e hematúria.
São esperadas as alterações