limpar filtros
Questões por página:
Fechou a porta, trancou-a a chave. Ajoelhou-se perto dela. Encostou a cabeça no seu seio e de novo aspirou aquele perfume morno e adocicado de rosas velhas. Ela continuava a sorrir, ausente, quase misteriosa, como se prestasse ouvido ao rolar suave de um rio dentro de seu peito.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco,2019. p.84.
Em relação ao trecho sublinhado, é correto afirmar que

Tinha um peso humano, uma condição terrestre que o mantinha enredado nos minúsculos problemas da vida cotidiana. Queixava-se de achaques de velho, sofria pelos mais insignificantes percalços econômicos e havia deixado de rir fazia muito tempo, porque o escorbuto tinha arrancado seus dentes. No sufocante meio-dia em que revelou seus segredos, José Buendia teve a certeza de que aquele era o princípio de uma grande amizade. As crianças se assombravam com seus relatos fantásticos.
MARQUEZ, Gabriel Garcia. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record,2020. p.12.
Assinale a alternativa cuja informação entre parênteses interpreta corretamente o fragmento retirado do texto.

A cumbuca de ouro e os marimbondos


Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de pregar peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno.

Chegando lá́ nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza.

Chegando lá́, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou foi gritando: Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta! ”

O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou: “Fecha a janela, compadre! ” Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar.

O ricaço gritava então: “Ó compadre, abra a porta! ” Ao que o outro respondia: “Deixe-me, que os marimbondos estão me matando! ” E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

Disponível em: <https://www.culturagenial.com/contos-populares-comentados/>. Acesso em: 26 fev.2023.


Os contos populares muitas vezes contam histórias acontecidas entre homens, sem que haja protagonismo de animais com atitudes humanas. Esse é o caso de A cumbuca de ouro e os marimbondos, conto popular da região de Pernambuco, dois homens protagonizam a história. Sobre esse conto, é correto afirmar que
A erva-de-santa-maria é nativa da América do Sul e da América Central e apresenta uma série de propriedades curativas, sendo utilizada também na alimentação. A planta herbácea se apresenta em forma de pequenos arbustos que nascem nos mais diversos terrenos.
É uma planta perene que pode atingir até 1 metro de altura, tendo folhas simples e de coloração verde-escura ou verde-clara com flores pequenas e também esverdeadas. Os frutos são pequenos, esféricos e pretos, e o cheiro da planta é bastante forte e característico.
O nome científico é Chenopodium ambrosioides L, mas é popularmente conhecida como epazote, mastruço mastruz, lombrigueira, chá-do-méxico ou ambrósia-do-méxico No sul do Brasil, o nome “mastruço” se refere a outra planta, a Coronopus didymus L.

 

 

Disponível em: <https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/erva-de-santa-maria-para-que-serve-e-como-utilizar/>. Acesso em: 26 fev.2023.

 

 

Os vocábulos Central, verde-escura e chá-do-México, destacados no texto, são, respectivamente

Viverás Marechal Deodoro Os teus filhos refeitos de glórias Harpejando teu canto sonoro Ficarás perenal na história

Da cultura qual berço farol Tradições imortais apregoas E nas terras cobertas de sol Tu ostentas canais e lagoas
Disponível em: <https://www.marechaldeodoro.al.gov.br/a-cidade/hino/>.Acesso em: 28 fev.2023.
Na letra do hino, os verbos “viverás” e “ empregados para