limpar filtros
Questões por página:
Estamos muito aquém de entender por que e como crianças com histórias de pobreza, com tanta frequência, fracassam nas escolas e muito menos ainda o que pode ser feito para reduzir ou eliminar tais disparidades. Não há uma explicação simples ou única para isso. Alguns culpam as crianças por serem menos inteligentes ou estarem menos “prontas” para aprender. Outros criticam os pais pelo fracasso como consequência do fato de não se interessarem pelo desenvolvimento de seus filhos e de não oferecerem um ambiente que conduza ao desenvolvimento e à aprendizagem. As escolas são culpadas por terem baixa expectativa quanto ao aproveitamento dos alunos e, além disso, por aceitarem com facilidade que as crianças pobres serão aquelas que mais provavelmente não terão um bom desempenho na escola. Quase todos nós culpamos o governo por não gastar dinheiro suficiente com as crianças ou por gastá-lo de maneira errada (MITTLER,2015). Acerca das questões pertinentes à desigualdade e à exclusão social, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo social da deficiência baseia-se na proposição de que a sociedade e as suas instituições é que são opressivas, discriminadoras e incapacitantes e que a atenção, portanto, precisa estar direcionada para a remoção dos obstáculos existentes à participação das pessoas portadoras de deficiências na vida em sociedade e para a mudança institucional, ou seja, para a mudança de regulamentos e de atitudes que criam e mantêm a exclusão. II. A essência da inclusão é que deve haver uma investigação sobre o que está disponível para assegurar aquilo que é relevante e acessível a qualquer aluno na escola. III. A palavra ‘’especial’’ quando aplicada ao contexto de crianças em fase de aprendizagem, é mais do que um assunto da linguagem do “politicamente correto”: refere-se ao constante uso de palavras que criam ou mantêm um modo de pensar que perpetua a segregação exatamente em um momento em que estamos focando sobre mover-se em direção a sistemas educacionais mais inclusivos e sobre uma sociedade mais inclusiva. IV. O conceito “necessidade”, em pessoas com algum tipo de particularidade em seu desenvolvimento, físico e mental, ajudou a mudar a ênfase dos defeitos e dos déficits da criança para a identificação de uma necessidade individual única, desconsiderando-se os rótulos trazidos pela categorização (diagnósticos). V. Um dos últimos indícios de angústia que as crianças demonstram quando, por qualquer razão, estão infelizes ou sob tensão é a ocorrência da deterioração no trabalho escolar ou no comportamento, e, quase nunca de forma expressiva.
Estão corretas as afirmativas:
O acompanhamento pedagógico hospitalar já é uma realidade em muitos hospitais pelo Brasil. Pode-se entender que é uma das ferramentas da humanização hospitalar existentes, além de propiciar a continuidade ao direito de escolaridade das crianças, independente de sua situação (LIMA; NATEL,2010). Considerando que a Psicopedagogia surge para lidar com situações de não-aprendizagem, assinale a alternativa incorreta sobre quais são as contribuições da Psicopedagogia para o atendimento pedagógico hospitalar.
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET,1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET,1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Considerando que a aprendizagem, de acordo com Saravali e Oliveira (2020), se constitui por processos, é interessante observar que os mesmos supõem interação entre diferentes contextos, aprendentes, ensinantes mediadores do conhecimento, objetos de apreensão da realidade social, estrutura mental etc. Considera-se, portanto, que a aprendizagem revela o movimento mental, psicológico, autorregulado e realizado pelo sujeito, afetado por múltiplas interações. A partir disto, as autoras, apontam alguns aspectos fundamentais para a promoção da aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de assimilação e aquisição do conhecimento sistematizado histórica, cultural e socialmente. II. O favorecimento da interiorização das ações em imagens e em operações. III. O continuum do desenvolvimento afetando as possibilidades de aprender, os ritmos de aprendizagem, os tipos de assimilação, as adaptações em suas construções e reconstruções gradativas, rumo ao aprofundamento, à complexidade. IV. A correlação entre o desenvolvimento cognitivo e afetivo que promove a adaptação vinculada à necessidade interna e a significação ou validade significativa para o sujeito.
Assinale a alternativa que representa corretamente qual ou quais destas afirmações indica de maneira correta os processos fundamentais para a promoção da aprendizagem.
Pouco mais de quarenta anos após a morte de Jean Piaget (1896-1980), aqueles que não dimensionam a extensão de sua obra podem indagar o que ainda nos permitiria considerá-la atual, com aspectos não explorados e de fundamentos essenciais para alguns campos do conhecimento. Um desses campos em que, notadamente, temos a partir do legado piagetiano suporte teórico essencial, bem como fonte de instrumentação riquíssima é a psicopedagogia.
Considerando a teoria de Jean Piaget e o campo da psicogenética, assinale a alternativa correta.