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A Organização Didática do IFSul, dividida em Regramento Geral e Anexos dos Câmpus, estabelece os procedimentos didático-pedagógicos e administrativos relativos aos Cursos Técnicos de Nível Médio e Superior de Graduação no IFSul.


Segundo o artigo 4º, da Seção I, do Anexo do Câmpus Pelotas da Organização Didática, que trata dos planos de ensino, estes devem conter os seguintes itens:

O Projeto Político Institucional do IFSul, no item 12.2, estabelece as políticas de ensino para a educação básica, especificamente no que diz respeito à educação profissional técnica de nível médio.


Conforme o documento, o Instituto Federal Sul-rio-grandense, na proposição curricular da educação profissional técnica de nível médio,

O texto a seguir refere-se ao Item 9.1 do Projeto Político Institucional do IFSul, que versa sobre a construção curricular. Leia-o, completando as lacunas.

A construção curricular no Instituto Federal Sul-rio-grandense, seguindo a filosofia estabelecida para orientar suas ações, toma o trabalho como ______________, para articular o plano social, econômico, cultural, humano, e concebe o sujeito como ser _____________, capaz de __________ a realidade em que vive.


As palavras/expressões que completam, correta e respectivamente, as lacunas são:

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSul define as políticas de ensino para o período de 2020 à 2024.


De acordo com o item 3.4 do referido documento, essas políticas estão organizadas da seguinte forma:

Aprovado em julho de 2020, pelo Conselho Superior do IFSul, o Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI, apresenta, nas Diretrizes Educacionais, a missão, a visão e os valores do IFSul.


Ao reconhecer-se como instituição pública, gratuita e laica, o IFSul afirma que se baliza pelos seguintes valores: