limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
São exemplos de métodos de avaliação em Educação Física: as provas teóricas, os trabalhos, os seminários, a gravação em vídeo para avaliar habilidades e atitudes, as observações sistemáticas, as fichas e, também, os testes de capacidades físicas.
mostrar texto associado
Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: o conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; o tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; e os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
mostrar texto associado
A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da sua qualidade da vida.
mostrar texto associado
Do ponto de vista curricular, a pluralidade cultural relaciona-se diretamente com a Educação Física escolar, pois ambos têm como estratégia de planejamento pedagógico a utilização de avaliações sobre o padrão correto de movimento.
mostrar texto associado
A motricidade humana vai além dos pensamentos tradicionais que encaram o ser humano como mero reprodutor de gestos pré-estabelecidos. Ela leva em consideração o ser crítico e criativo, que é capaz de criar seu próprio conhecimento.