limpar filtros
Questões por página:
Ao realizar pesquisas sobre como o ser humano constrói o conhecimento, Jean Piaget (1970) elaborou uma teoria na qual o conhecimento da realidade está relacionado diretamente com o desenvolvimento da inteligência humana, que é construída num processo de contínua busca de um equilíbrio mais abrangente. Isso se dá por meio de dois mecanismos complementares e interdependentes:
Dentre as modalidades organizativas de planejamento, Angelina, professora da educação básica, optou pelos projetos, pois são situações didáticas que trabalham conhecimentos específicos, construídos a partir de:
No processo de construção de conceitos, ações realizadas sobre objetos funcionam como alicerce das conquistas. Quando manipula, encaixa, ordena e estabelece correspondências quantitativas entre objetos, a criança tem a oportunidade de ampliar sua base conceitual. Sendo assim, o professor deve:
De acordo com Sandra Bozza (2011, p.53), “aprovar o aluno sem o saber necessário representa o mesmo crime social cometido com a reprovação”. Entendendo, então, que a intencionalidade da avaliação não deve ser emitir uma sentença para o aluno – aprovado ou reprovado –, necessário é reconhecer que o processo avaliativo, quando convenientemente planejado, tem um impacto muito relevante, porque:
Quando a instituição de educação infantil baseia suas práticas na ideia equivocada de que as famílias dificultam o processo de socialização e de aprendizagem das crianças, a relação entre essas duas importantes instituições fica comprometida. Para que o trabalho dos profissionais que atuam na creche e na pré-escola tenha êxito, é imprescindível estabelecer: