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Segundo a Lei n.º 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, as reclamações relativas aos serviços públicos prestados devem ser encaminhadas para:
O processo de comunicação requer, no mínimo, a participação de duas pessoas. É necessária a interação entre dois elementos, a saber: o emissor e o receptor. Além disso, é preciso considerar outros fatores constitutivos do ato de comunicação. Dentre eles, Penteado (1993) destaca: “o que o emissor envia e o que o receptor recebe. (...) é o elo dos dois pontos do circuito; é o objeto da comunicação humana e sua finalidade”.
O elemento da comunicação ao qual o autor se refere é:
Conforme a Lei nº 12.527/2011, todo cidadão tem direito a pedir acesso às informações dos órgãos e das entidades públicas e, após tal solicitação, o acesso deve ser autorizado e garantido de forma imediata. No entanto, quando não é possível o acesso imediato, o prazo para que o órgão ou a entidade forneça as informações não pode ser superior a:
Nas relações de trabalho, para além dos salários, é fundamental estimular a motivação dos funcionários para produzirem com maior qualidade e eficiência, bem como incentivá-los a permanecerem na instituição. Em relação à motivação, é possível destacar como um de seus objetivos:
Segundo Chiavenato (2000), há três tipos de liderança. O tipo de liderança que envolve a participação dos funcionários nas decisões lideradas pelo gestor, permitindo diálogo e colaboração na definição de metas e objetivos, denomina-se liderança