limpar filtros
Questões por página:
A elaboração de planos de aula é uma prática essencial para a organização docente, promovendo o bom andamento das atividades e auxiliando no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Esses planos permitem variar estratégias de ensino, adaptando-se às necessidades de aprendizado e ao tempo disponível. Contudo, é importante reconhecer que a execução do planejamento dificilmente ocorrerá exatamente como previsto, considerando o fator humano e as condições do ambiente escolar.
A sequência do que foi pensado geralmente é executada a depender de vários fatores, tais como:
De acordo com Libâneo (1994), a Didática da Escola Nova, também chamada de Didática ativa, baseia-se no princípio de que o aluno é o sujeito central do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador, criando condições favoráveis para que o estudante, partindo de suas necessidades e interesses, possa buscar em si próprio o conhecimento e experiências. Assim, a abordagem escolanovista valoriza métodos que estimulam a participação ativa do aluno no aprendizado.
A didática escolanovista é centrada:
A escola deve ser vista como uma "preparação" para a vida, com a missão de formar cidadãos críticos e autônomos para o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
As propostas construtivistas renovaram a avaliação escolar, valorizando o aluno como protagonista do aprendizado e promovendo a autonomia. A avaliação ocorre em diferentes momentos e formatos (individual, em grupos) para ajustar o ensino às necessidades dos alunos e incluir a autoavaliação. Avaliar envolve olhar todo o processo, não só o resultado.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:

I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.

Está CORRETO o que se afirma em:
Libâneo (1994) refere-se à didática da Escola Nova como uma Didática ativa, que se caracteriza pela direção da aprendizagem considerando o aluno como sujeito do processo educativo. Nesse contexto, o papel do professor é criar condições propícias para que o aluno, a partir de suas necessidades e interesses, possa buscar conhecimentos e desenvolver experiências de maneira autônoma.
A didática escolanovista é centrada: