Questões da prova:
IGEDUC - 2024 - Prefeitura de Itapissuma - PE - Professor
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
O brincar ajuda no desenvolvimento infantil, permitindo à criança expressar emoções e necessidades. É fundamental que o adulto observe e escute com atenção para compreendê-la.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.É importante preencher o tempo da criança, saber explorar o momento da brincadeira, deixá-la refletir sobre sua realidade, não interrompê-la, dizer o modo certo de brincar.
PORQUE,
II.Cada criança tem seu jeito, seu modo, seu tempo, observar como está sendo a socialização com seus amigos, identificar a necessidade deles de saber, observar, questionar, pensar e compartilhar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.É importante preencher o tempo da criança, saber explorar o momento da brincadeira, deixá-la refletir sobre sua realidade, não interrompê-la, dizer o modo certo de brincar.
PORQUE,
II.Cada criança tem seu jeito, seu modo, seu tempo, observar como está sendo a socialização com seus amigos, identificar a necessidade deles de saber, observar, questionar, pensar e compartilhar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
O termo "progressista" refere-se às correntes pedagógicas que, baseadas em uma análise crítica das realidades sociais, defendem objetivos sociopolíticos para a educação. No entanto, em uma sociedade capitalista, a pedagogia progressista não se institucionaliza, sendo um instrumento de luta dos professores aliado a outras práticas sociais transformadoras.
A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências:
A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
Com base na abordagem da análise linguística no ensino de língua portuguesa, considere as afirmações abaixo:
I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela: