limpar filtros
Questões por página:
A verificação dos pressupostos do modelo de regressão linear múltipla é fundamental para a garantia das propriedades dos estimadores dos parâmetros, na dependência do método de estimação a ser empregado. Nesse contexto:
Considerando os erros que podem ser cometidos na tomada de decisão de um teste de hipóteses e os conceitos de p-valor e de potência de um teste, é correto afirmar que:

Um teste de hipótese deve ser formulado para verificar se o valor médio das causas de uma determinada população de processos seria superior a 10 salários mínimos. Para tanto é realizada uma amostra de tamanho n = 25, sendo apurada X, média amostral, igual a 13,15. Outros levantamentos, sobre a mesma população, já haviam constatado que a variância dos valores é igual a σ2=49. Além disso, é fornecida a seguinte tabela de probabilidades da distribuição Normal-Padrão Z:

O nível de significância utilizado foi de 2,5%. Sobre o resultado final da inferência tem-se que:

Sobre o modelo de regressão apresentado na questão 61, que busca explicar o comportamento do índice de criminalidade, foram realizados alguns cálculos a partir das estimativas dos parâmetros para que se pudesse realizar também uma análise da variância, cujos resultados estão na tabela abaixo:

Com base nos números acima é correto concluir que:

Um modelo de regressão é proposto para explicar o nível de criminalidade, considerando o grau de instrução e a classe de renda como variáveis explicativas. Formalmente,

Onde lCi, Gli e CRi, são o índice de criminalidade, o grau de instrução e a classe de renda da localidade i, respectivamente.

Além disso, εi é o termo aleatório e ln representa o logaritmo neperiano. Os resultados da estimação foram os seguintes:

Assim sendo: