FGV - 2014 - SEDUC-AM - Pedagogo
limpar filtros
Questões por página:
Com relação à Teoria do Construtivismo, analise as afirmativas a seguir.

I. Surgiu a partir do trabalho de Piaget, mostrando que o ser humano é ativo na construção do seu conhecimento.

II. Exerce influência no pensamento educacional brasileiro, graças aos trabalhos de Emília Ferreiro e Vygotsky.

III. Está baseada na afirmativa de que “o erro não é inerente ao processo educativo, sendo necessário desconsiderá-lo”.

Assinale:
Com relação às políticas de avaliação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Ocorreram inicialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra e se estenderam, ao longo da década de 1980, para outros países.

( ) Baseavam-se, principalmente, na organização de sistemas de avaliação padronizada e diagnóstica para estudantes de diferentes níveis de escolaridade.

( ) Na década de 1990 estavam centralizadas nas ideias das organizações internacionais como, por exemplo, a OCDE.

As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à autonomia escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Está relacionada à concretização das ações propostas pela própria escola por meio do Projeto Político Pedagógico.

II. Está definida em diferentes graus pela legislação do sistema, pelos planos e pelas diretrizes educacionais.

III. Intensifica-se segundo a capacidade de questionamento e reflexão dos atores escolares.

Assinale:
Relacione as Reformas Educacionais no período republicano às respectivas características.

1. Epitácio Pessoa (1901)
2. Rivadávia Correa (1911)
3. Francisco Campos (1931)

( ) Determina que o ensino secundário passe a ter sete séries, sendo cinco de Educação Básica e duas preparatórias para futuras especializações.

( ) Estabelece a liberdade total para o Ensino Superior, do ponto de vista didático e administrativo.

( ) Enfatiza os aspectos regulatórios, o processamento dos exames e o acesso feminino aos cursos secundários e superiores.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Com relação às interações sociais educativas em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. Ampliam o repertório de habilidades sociais dos professores.

II. Desarticulam o comportamento dos professores com os dos alunos.

III. Valorizam as habilidades sociais para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos.

Assinale: