Questões da prova:
FGV - 2014 - SEDUC-AM - Pedagogo
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Questão Anulada
Com relação aos objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), analise as afirmativas a seguir.
I. São orientações que visam a assegurar a formação básica comum nacional.
II. Estimulam a reflexão para subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico.
III. Orientamos cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos e funcionários – da Educação Básica.
Assinale:
I. São orientações que visam a assegurar a formação básica comum nacional.
II. Estimulam a reflexão para subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico.
III. Orientamos cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos e funcionários – da Educação Básica.
Assinale:
Analise o fragmento a seguir.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo."
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo."
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Com relação às características de uma prática curricular crítica, analise as afirmativas a seguir.
I. O conhecimento é construído no processo de ensino-aprendizagem, por meio de interações socioculturais apenas entre o professor e os alunos.
II. A diversidade dos alunos problematiza e supera qualquer tipo de preconceito.
III. As experiências e vivências do cotidiano do professor devem ser tomadas como ponto de partida para novas aprendizagens escolares.
Assinale:
Com relação às características do Censo Escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. É um levantamento de dados que ocorre a cada dois anos, com a participação de todas as escolas públicas.
II. Abrange as diferentes modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.
III. Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Assinale:
I. É um levantamento de dados que ocorre a cada dois anos, com a participação de todas as escolas públicas.
II. Abrange as diferentes modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.
III. Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Assinale: