70 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 14
Questões por página:
A questão refere-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
No âmbito da Consultoria Legislativa, segundo o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, ocorre preâmbulo em:
A questão refere-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base nas regras do Manual de Redação da Presidência da República acerca da redação de atos normativos, analise as afirmativas a seguir:
I. O parágrafo é representado pelo sinal gráfico §.Também em relação ao parágrafo, consagra-se a prática da numeração ordinal até o décimo (§ 10º) e cardinal a partir do parágrafo onze (§ 11).No caso de haver apenas um parágrafo, adota-se a grafia parágrafo único (ou "§ único").Os textos dos parágrafos serão iniciados com letra maiúscula e encerrados com ponto-final.
II. Os incisos são utilizados como elementos discriminativos de artigo se o assunto nele tratado não puder ser condensado no próprio artigo ou não se mostrar adequado a constituir parágrafo.Os incisos são indicados por algarismos romanos e as alíneas por letras.
III. As alíneas ou letras constituem desdobramentos dos incisos e dos parágrafos.A alínea ou letra será grafada em minúsculo e seguida de parêntese: a); b); c); etc.O desdobramento das alíneas faz-se com números cardinais, seguidos do ponto: 1.; 2.; etc.
Assinale:
A questão refere-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial.Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
II. O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
III. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.
Assinale:
"...há outras formas de garantir a transparência..." (L.39-40)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho acima, manteve-se adequação à norma culta.
"A política de Estado tem evoluído no sentido de encontrar respostas a tais necessidades."(L.24-26)
A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. A palavra Estado se refere a São Paulo, que se encontra no parágrafo seguinte ao do período.
II. A forma tem evoluído está no pretérito perfeito.
III. No período há somente um verbo em forma nominal.
Assinale: