Questões da prova:
IBFC - 2015 - PM-MG - Professor - Ensino Fundamental
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança. ( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema. ( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos. ( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nas últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas e nas escolas. A respeito da utilização de calculadora em sala de aula, é verdadeiro o que se afirma em:
Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de:
Ao se falar sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental muito se discute sobre a importância da resolução de problemas, o qual os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs) destaca como recurso imprescindível ao ensino. Dessa forma, os PCNs sugerem que:
A respeito da escrita numérica, as pesquisas de Garcia e Ramires demonstram que esse grafismo, chamado pelas autoras de símbolos gráficos, é composto por quatro níveis de produção que correspondem a uma gênese de representação gráfica de quantidades e são evidenciados na escrita numérica espontânea da criança. No momento em que a criança já realiza tentativas de escrita numéricas, no entanto, ela usa a correspondência termo a termo para fazer essa representação. Isto é, se precisa informar que há 6 lápis sobre a mesa, escreve da seguinte forma: 1,2,3,4,5 e 6 lápis, por exemplo. Tal momento corresponde ao nível: