Questões da prova:
IBFC - 2015 - PM-MG - Professor - Ensino Fundamental
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Considere a situação fictícia a seguir.
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:
No que diz respeito às relações entre alfabetização e psicomotricidade, considere as seguintes afirmações. I. A psicomotricidade é um pré-requisito para que o processo de alfabetização ocorra de maneira adequada, e, portanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve-se privilegiar atividades que desenvolvam primeiramente a coordenação motora, e posteriormente a escrita. II. O professor deve estar atento às atividades de rotina, pois estas fornecem indícios a respeito da psicomotricidade da criança. III. O desenvolvimento da psicomotricidade é essencial para aquisição da escrita, porém, é preciso considerar que ambas podem e devem ser desenvolvidas em conjunto. Estão corretas:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Sistema Educacional do Estado de Minas Gerais estabelece padrões profissionais para o professor, que consistem num conjunto de orientações divididos em temáticas, como descrito em:
O estreitamento das relações entre escola, família e comunidade é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Assinale a alternativa incorreta quanto às atribuições do professor neste processo:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a alfabetização é um eixo norteador das atividades propostas, bem como dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. A respeito das competências necessárias ao professor para o ciclo da alfabetização, analise as afirmações: I. Autoavaliação das práticas educativas, no sentido de melhorar a proposta de ensino. II. Identificar a visão de mundo da criança e sua influência no processo ensino aprendizagem. III. Compreender que neste momento do desenvolvimento, a alfabetização, por atuar somente no domínio cognitivo, deve ser um objetivo não prioritário. IV. Utilizar-se de referências da literatura clássica e contemporânea, adaptadas à faixa etária dos alunos. V. Diferenciar e trabalhar separadamente os processos de alfabetização e letramento.
Estão corretas:
Estão corretas: