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É indispensável o estudo dos avanços e dos limites da construção da cidadania no Brasil, no período imediatamente posterior a Independência. Sobre o ensino do subtema 2 – A experiência monárquica no Brasil, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O século XIX foi o momento de consolidação de uma nova mentalidade científica que recorria a racionalizações baseadas em experimentos para atestar a eficácia de suas explicações.

( ) É importante que se tenha domínio sobre alguns temas pertinentes à história do Brasil imperial, especialmente a partir da segunda metade do XIX: a Guerra do Paraguai; a construção dos movimentos republicanos; questões referentes ao trabalho escravo, incluindo a constituição de grupos abolicionistas; as medidas governamentais no sentido de abolir gradualmente a escravidão; e o processo de imigração.

( ) É preciso abordar a gradual rejeição ao trabalho compulsório no Brasil, tratando dos diferentes interesses em jogo, seja do lado dos que defendiam ou dos que rejeitavam tais práticas.

( ) É necessário enfatizar a importância assumida pelo café para a economia exportadora brasileira em meados do século XIX, sem esquecer, contudo, a relevância de outros produtos, tais como o algodão e o açúcar.

( ) É importante demonstrar que os processos históricos observados e seus resultados foram frutos de negociações e disputas entre grupos que defendiam posições sempre antagônicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A abdicação de D. Pedro, em 1831, inaugurou um período de lutas e rebeliões no qual ficaria evidente a disputa entre o governo regencial, representante do poder centralizador, e os movimentos rebeldes provinciais de caráter federalista e social. Sobre o ensino do centralismo versus federalismo, “ordem” versus “desordem” na Regência e início do Segundo Reinado, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Não houve uma aceitação pacífica do sistema colonial português, o que gerou os movimentos contestatórios. Sobre o ensino dos movimentos de contestação ao poder proposto pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. No caso da Inconfidência Mineira, é possível que o professor discuta como a Revolução Americana inspirou a luta pela não aceitação das medidas metropolitanas consideradas ilegítimas ou abusivas.

II. No caso da Revolução de 1817, o professor poderá mostrar como os ideais de liberdade e república presentes na Revolução Francesa foram caros aos revolucionários pernambucanos na luta pela destituição do poder monárquico. Além disso, o aluno deve ter noções básicas sobre o período colonial brasileiro, destacando o período do séc. XVIII em Minas Gerais e a vinda da corte no séc. XIX.

III. O professor poderá trabalhar com a ideia de construção de um mito a partir da percepção de que Tiradentes foi escolhido como mártir e herói de um movimento de libertação do Brasil apenas no momento da Proclamação da República.

Estão corretas as afirmativas:

Grande parte da população brasileira que possui algum conhecimento da história do país, em especial da fase colonial, acredita que a colônia não passou de um mero resultado das determinações metropolitanas. Sobre o ensino do “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

O estudo da sociedade mineira do século XVIII, sua diversificação e suas especificidades em relação à sociedade açucareira é importante para a compreensão tanto do papel econômico desempenhado pela região de Minas Gerais. Levando em consideração o estudo da economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Uma vez que o estudo da sociedade mineira colonial pode ser desenvolvido a partir de uma analise comparativa da sociedade voltada para a produção do açúcar, caberia uma discussão prévia sobre as formas de organização social predominantes na sociedade nordestina.

( ) Na região das minas não há uma separação rígida entre as atividades agrícolas e mineratórias, por exemplo, havia um espaço reservado tanto para a exploração mineral quanto para o cultivo agrícola.

( ) A sociedade mineradora, comparada à sociedade açucareira, era menos “flexível” e “democrática” em relação às possibilidades de ascensão social.

( ) A sociedade que se constitui na região de Minas Gerais ao longo do século XVIII apresenta uma série de especificidades em relação à sociedade que, durante a colonização, dedicou-se à produção de gêneros agrícolas para exportação.

( ) Foi também na região das minas que a relação entre metrópole e colônia foi bastante tensa. De um lado, a coroa impondo o ideal colonizador através da administração da justiça e dos tributos. De outro lado, os atores coloniais também participando diretamente na construção da realidade colonial, seja a partir da adaptação das leis impostas, seja reagindo ao ideal colonizador através de revoltas e levantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.