50 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
A figura abaixo demonstra que a Higienização das Mãos é uma ação muito importante para prevenção de várias doenças, especialmente em serviços de saúde e serviços de interesse para a saúde. Por esta importância, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado dia 05 de maio, para reforçar a necessidade desse tipo de ação na prevenção de doenças.
Nesse contexto, um dos grandes desafios para o nutricionista é conscientizar os manipuladores de alimentos sobre a importância da higienização das mãos. Acerca desta temática julgue as afirmativas a seguir:
I- Com a higiene adequada de mãos é possível evitar a contaminação dos alimentos através dos manipuladores, pois algumas bactérias como Escherichia coli, Salmonella e Staphylococcus aureus, podem ser transmitidas aos alimentos através das mãos.
II- A higienização das mãos deve seguir a seguinte sequência: umedecer as mãos e antebraços com água; lavar com sabonete líquido, neutro, inodoro e com ação antisséptica; massagear as mãos, antebraços, entre os dedos e unhas; enxaguar as mãos e antebraços, secá-los com papel toalha descartável reciclado e depositar no coletor de papel acionado sem contato manual.
III- Devem ser adotados procedimentos de antissepsia frequente das mãos, especialmente antes do recebimento, preparo e distribuição dos alimentos.
IV- Os produtos de higiene com ação antisséptica devem ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para antissepsia de mãos.
Estão corretas as afirmativas
O filme TIGERS exibido na 39ª Mostra de Cinema de São Paulo em 2015, aborda os problemas gerados pelo marketing não ético de companhias de produtos que competem com a prática de amamentar, e da existência de possibilidades de enfrentar essa questão. O filme é baseado na história verdadeira de um paquistanês, que foi representante de vendas de uma empresa de fórmulas artificiais que substituem o leite materno e descobre os problemas de saúde que o produto que ele promove causa em bebês (desnutrição, diarreia e mortes). Com o apoio da IBFAN - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - International Baby Food Action Network, ele decide denunciar as estratégias agressivas e ilegais que a empresa utiliza para promover seus produtos em um país pobre e sem acesso universal à água tratada, passando a ser perseguido pelos antigos empregadores. Nesse contexto, o Ministério da Saúde do Brasil, em defesa do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, publicou a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) (Lei 11.265/06, de 3 de janeiro de 2006). Com base na NBCAL, julgue as afirmativas abaixo:
I - É proibida a atuação de representantes comerciais em unidades de saúde, exceto para a comunicação de aspectos técnico-científicos dos produtos a médicos pediatras e nutricionistas.
II- É permitida a distribuição de amostras de mamadeiras, bicos, chupetas e fórmula de nutrientes somente para recém-nascido de alto risco.
III- Um dos objetivos da NBCAL é a proteção e incentivo à continuidade do aleitamento materno até os 2 (dois) anos de idade após a introdução de novos alimentos na dieta dos lactentes e das crianças de primeira infância.
IV- Nas embalagens ou nos rótulos de fórmula infantil para lactentes e de fórmula infantil de seguimento para lactentes, é vedado utilizar denominações ou frases com o intuito de sugerir forte semelhança do produto com o leite materno, como "leite humanizado", "substituto do leite materno".
Estão corretas as afirmativas:
O lactário é uma Unidade destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras e fórmulas lácteas. Julgue as afirmativas a seguir, no que tange à limpeza e desinfecção de utensílios do lactário:
I- Os produtos para desinfecção de utensílios de lactários devem possuir registro junto à legislação vigente e ser avaliados com relação ao custo-benefício, à eficácia e ao artigo a ser processado, além de validados e aprovados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ou Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde Municipal no caso das creches.
II- Para o método de desinfecção química (médio nível), recomenda-se, preferencialmente, o uso de hipoclorito de sódio a 100 ppm ou 0,01% de cloro ativo para superfícies, utensílios e equipamentos de contato com alimentos, e seu tempo de exposição à solução é de no mínimo 15 minutos.
III- Para o método de desinfecção física recomenda-se o uso de lavadoras, com jatos de água com temperaturas entre 60°C e 90°C, com tempo de exposição de 15 minutos.
IV- O álcool 70% pode ser usado na desinfecção química de superfícies e utensílios que não entrem em contato direto com os alimentos, com o tempo de aproximadamente dois (2) minutos de exposição ou até secar.
Estão corretas as afirmativas:
Em setembro de 2004 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução RDC nº 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Esta resolução aplica-se aos serviços de alimentação que realizam as atividades de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo (http://e-legis.bvs.br/leisref/ public/home.php). Esta Resolução prevê a aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Considerando a necessidade de aplicação das BPF nos serviços de alimentação com a finalidade de minimizar os riscos associados à manipulação de alimentos em grande escala, julgue as afirmativas abaixo:
I- Os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionados a: higienização de instalações, equipamentos e móveis; controle integrado de vetores e pragas urbanas; higienização dos alimentos e; higienização do reservatório de água.
II- A qualidade da matéria-prima, a arquitetura dos equipamentos e das instalações, as condições higiênicas do ambiente de trabalho, as técnicas de manipulação dos alimentos e a saúde dos funcionários são fatores importantes a serem considerados na produção de alimentos seguros e de qualidade.
III- Contaminação cruzada é a transferência da contaminação de uma área ou produto para áreas ou produtos contaminados, por meio de superfícies de contato, mãos, utensílios, equipamentos, entre outros.
IV- As contaminações químicas e biológicas durante a produção, processamento e consumo em decorrência das práticas inadequadas aumentam substancialmente o risco de ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos.
Estão corretas as afirmativas:
O Código de Ética e Conduta do Nutricionista é um instrumento delineador da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. A nova edição do Código de Ética, publicada em fevereiro de 2018, apresenta inovações que consideram os avanços e as nuances da prática profissional do século XXI. O Código reflete a abrangência e a visibilidade da Nutrição, e é um instrumento orientador acerca dos diretos e deveres do nutricionista, mas tem a preocupação de se adequar à realidade e responsabilidade técnica, social, ética e política com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. O Código tem o objetivo de garantir que os princípios da Nutrição sejam respeitados e valorizados, e que a soberania e a segurança alimentar e nutricional sejam premissas na atuação dos nutricionistas (http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_599_2018.htm). Em relação ao Código de Ética, julgue as afirmativas abaixo:
I - É direito do nutricionista prescrever, indicar, manifestar preferência ou associar sua imagem para divulgar marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição, desde que informe e não direcione escolhas.
II - É direito do nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços, registrando as alterações e justificativas de acordo com as normas da instituição, e sempre que possível informar ao responsável pela conduta.
III - É dever do nutricionista manter-se atualizado quanto aos conhecimentos e práticas necessários ao bom andamento do processo de trabalho, bem como incentivar e facilitar que profissionais sob sua orientação e supervisão o façam.
IV - A atuação do nutricionista deve ser pautada na defesa do Direito à Saúde e do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e coletividades.
Estão corretas as afirmativas: