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Considere as afirmações a seguir a respeito de recursos de pontuação e ortografia empregados por Wisnik no texto.

I. As expressões boutade (I.02), ad aeternum (I.13) e ad nauseam (I.13 e 14) foram grifadas (por meio de itálico) porque são estrangeirismos.

II. A frase como foram possíveis um e outro? (I.04 e 05) é precedida de dois pontos porque Wisnik está reportando em discurso direto uma pergunta de outra pessoa.

III. O vocábulo mal (I.09) é grafado com -l, e não com -u, porque se trata de um adjetivo que modifica o substantivo país (I.09).

IV. Ao marcar os adjetivos alta e baixa (I.10) com aspas, Wisnik quer ironizar a distinção sem matizes que se estabelece entre manifestações de alta e de baixa cultura.

Quais estão corretas?
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Assinale a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA quanto à formação das palavras.
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Considere as seguintes afirmações sobre propostas de reescrita de trechos do texto que contêm pronomes relativos.

I. Se o segmento os geraram (I.05) fosse substituído por se originaram, a regência verbal exigiria que o pronome que (I.05) fosse substituído por pelas quais ou por que.

II. A expressão cujo destino (I.09) poderia ser substituída por do qual o destino sem alterar as relações de regência, o sentido ou a correção gramatical do período.

III. Se o verbo descreve (I.15) fosse substituído por retrata, a regência verbal exigiria que o pronome que precedendo Machado (I.15) fosse substituído por ao qual ou a que.

Quais estão corretas?
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Considere as seguintes propostas de alteração no uso de sinais de pontuação do texto:

I. Substituição do ponto final na linha 08 por dois pontos (com as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas).

II. Inserção de vírgula depois de Mas (I.14).

III. Omissão da vírgula que segue positividade (I.23).

Quais estão corretas e conservam o sentido do período original?
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Assinale a alternativa que apresenta palavras contextualmente equivalentes a desemboca (I.03), exorbitante (I.09), contraponto (I.10) e fulminante (I.23).