limpar filtros
Questões por página:

A NBR 9050 indica que a acessibilidade trata-se da possibilidade e da condição de entender, perceber e assegurar, com segurança e autonomia, o direito de ir e vir de toda a população. No entanto, vale ressaltar que a estrutura física, por si só, não é suficiente, também é preciso respeitar as diferenças de cada um para que o seu uso seja considerado correto. O símbolo internacional de acessibilidade, reconhecido pela maioria das pessoas, é encontrado em vagas de estacionamento, ônibus adaptados e rampas de acesso de edifícios. O pictograma foi desenvolvido, em 1968, pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed. No Brasil, o símbolo somente foi adotado, oficialmente, em 1985, através da Lei nº 7.405. Segundo a NBR 9050, a representação atual tem a finalidade de indicar que espaços, serviços, equipamentos urbanos e mobiliários são acessíveis a pessoas com deficiência ou com maior grau de dificuldade de locomoção. Ou seja, há diversos outros símbolos de acessibilidade para localizar e atender às necessidades específicas de cada pessoa. Há, ainda, os símbolos que indicam quatro condições, mesmo que temporárias, em que a pessoa se encontra e necessite de algum tipo de acessibilidade diferenciado.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a imagem apresentada, relacionada à NBR 9050, assinale a alternativa correta.

O desenho arquitetônico é, em um sentido restrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e à representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Dessa forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual, representada pelos cadistas — ou manipuladores dos softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto. Considerando a representação dos materiais mais usados, assinale a alternaria INCORRETA.

Dentro da linguagem universal do desenho e da representação gráfica de projetos de arquitetura, encontram-se muitas formas de apresentar elementos arquitetônicos. Observe a representação de elementos arquitetônicos que podem ser construídos, independente das suas formas inclinadas, planas ou curvas. O que se pretende sempre com o projeto ou desenho arquitetônico é esclarecer um objetivo construtivo.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as imagens apresentadas, assinale a alternativa correta.

O crescimento desordenado dos núcleos urbanos, o advento de novas tecnologias da construção civil e, ainda, questões de ordem cultural têm provocado um impacto acentuado ao conforto acústico. Como matéria relativamente nova que se apresenta no Brasil, não é necessário um estudo mais profundo para comprovar o pouco conhecimento do assunto pela grande maioria dos arquitetos e, principalmente, estudantes de arquitetura. Sabe-se muito pouco, ou quase nada, sobre os conceitos que norteiam um bom projeto de acústica arquitetônica. A maioria dos profissionais da área de arquitetura, ao se depararem com situações que exigem maior atenção sobre o assunto, limitam-se a reutilizar especificações e fórmulas aplicadas em situações específicas, levando os projetos a apresentarem erros acústicos, provocando, assim, desconfortos ambientais. São necessários conhecimentos básicos sobre acústica e conforto ambiental, para que projetos pelo menos norteados e com predisposições ao conforto sejam possíveis. De acordo com conceitos do conforto acústico, assinale a alternaria correta sobre o som.

A representação gráfica do desenho em si corresponde a um conjunto de normas internacionais. Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo as principais: NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura e NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico. Cabe notar, no entanto, que se por um lado recomenda-se a adequação a tais normas quando da apresentação de desenhos para fins de execução de obras ou em situações oficiais (como quando os profissionais enviam seus projetos à aprovação em prefeituras), por outro admite-se algum nível de liberdade em relação a elas em outros contextos. Durante o processo de elaboração e evolução do projeto, normalmente os arquitetos utilizam métodos de desenho apropriados às suas necessidades momentâneas, os quais, eventualmente, se afastam das determinações das normas. Esta liberdade se dá pela necessidade de elaborar desenhos, que exijam uma maior facilidade de leitura por parte de leigos ou para se adequarem a diferentes publicações.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a imagem apresentada, em conformidade com a correta representação de projetos de arquitetura, assinale a alternativa correta.