limpar filtros
Questões por página:
Quando os professores narram suas experiências na escola recordam os acontecimentos e situações com quem têm realizado ou não determinadas atividades profissionais. Uma das primeiras questões trazidas à tona e que tem sido extremamente significante: a falta de comunicação entre os professores da mesma área e colegas de profissão. Os professores destacam que mesmo na escola em que trabalham, até mesmo com vários professores atuando na mesma área, não existem oportunidades reais de comunicação, momentos em que possam compartilhar como tem sido a experiência profissional.
LOPES, Amélia; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva; OLIVEIRA, Dalila Andrade; HYPÓLITO, Álvaro Moreira (Orgs.): Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas,2014, p.5200.

Esse mal-estar profissional descrito no texto como

Dadas as afirmativas sobre a gestão democrática,


I. Prevê a participação de toda a comunidade escolar.

II. O gestor atua como facilitador e mediador.

III. Os sistemas de ensino podem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.

verifica-se que está/ão correta/s

Acerca das legislações sobre inclusão no Brasil, considere as duas colunas:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a sequência correta, de cima para baixo, que correlaciona os decretos aos seus respectivos textos.
O Decreto nº 9.057/2017, dispõe sobre
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também chamada de Estatuto das Pessoas com Deficiência, dadas as afirmativas,
I. Fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência constitui crime punível com detenção. II. Às instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, aplica-se o direito de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas de alunos deficientes para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições, desde que necessitem de atendimento especial III. Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras.
verifica-se que está/ão correta/s