Questões da prova:
CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura Municipal de Congonhas - MG - Professor - História
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
“De cada 1.000 crianças nascidas vivas em nosso país,42 morrem antes do cinco anos de idade. E 36 antes do primeiro ano de vida. Mesmo índice do Vietnã. A diferença é que lá um habitante tem, estatisticamente, uma renda anual equivalente a 200 dólares. Aqui a renda é de 3.090 dólares."
Embora a renda anual por pessoa no Brasil seja quinze vezes superior a do Vietnã, as condições de sobrevivência oferecidas às crianças são as mesmas nos dois países. A permanência histórica que explica essa distorção nacional é:
Embora a renda anual por pessoa no Brasil seja quinze vezes superior a do Vietnã, as condições de sobrevivência oferecidas às crianças são as mesmas nos dois países. A permanência histórica que explica essa distorção nacional é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
“Trabalhar com a construção de conceitos, no ensino de História, implica o respeito pelo conhecimento do aluno, o conjunto de representações que ele já construiu acerca do mundo em que vive e que traz para a sala de aula. A construção de conceitos é um processo cognitivo e articulado, já que os conceitos não são autônomos."
Sobre o trabalho com conceitos no ensino de História, é correto afirmar que:
Sobre o trabalho com conceitos no ensino de História, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
“Num mundo onde os meios de comunicação acentuam a importância do tempo presente, em que o 'aqui' e o 'agora' parecem ocupar todas as atenções e o antigo é qualificado como velho e descartável, o estudo da História torna-se difícil, desafiador e, para muitos, desnecessário. Felizmente, ainda há os que acreditam que a História é indispensável para compreender a sociedade, superando visões imediatistas ou fatalistas, que naturalizam o social, omitindo seus significados históricos e cultural."
Sobre o pensamento da professora de Didática e Prática do Ensino da História, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Maria Monteiro, é possível concluir:
Sobre o pensamento da professora de Didática e Prática do Ensino da História, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Maria Monteiro, é possível concluir:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
“Do mesmo modo que a Negritude, o Pan-africanismo é uma corrente crítica do racismo e do colonialismo, tendo por meta a libertação e a unificação dos africanos. Contudo, o Pan-africanismo distingue-se da Negritude pelo seu caráter de movimento político, com ampla inserção nas massas negras. Essa corrente partia da compreensão de que os africanos nada poderiam esperar de benéfico da dominação colonialista. Note-se também, no que é bastante revelador dos laços que a diáspora negra mantém com o continente de origem, que esse movimento medrou primeiramente nos Estados Unidos e no Caribe, inclusive enquanto contestação ideológica à doutrina da inferioridade dos negros."
No Brasil, atualmente a Legislação garante as conquistas dos movimentos dos afro-brasileiros. Sobre a atual situação brasileira, no tocante às leis educacionais a esse respeito, é correto afirmar:
No Brasil, atualmente a Legislação garante as conquistas dos movimentos dos afro-brasileiros. Sobre a atual situação brasileira, no tocante às leis educacionais a esse respeito, é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
No início do século XX, apesar das transformações socioeconômicas por que passava o país, milhões de brasileiros permaneciam vivendo na miséria. Durante a Primeira República, muitos se indignaram com a situação de miséria e opressão de que eram vítimas. Sobre os movimentos dos excluídos no período, relacione as colunas a seguir:
1. Revolta da Vacina.
2. Revolta da Chibata.
3. Guerra de Canudos.
4. Guerra do Contestado.
5. Tenentismo.
( ) Ocorreu numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos.
( ) Ocorreu num contexto de opressão e desesperança sociais, durante o governo de Prudente de Morais onde sertanejos sem terra, vaqueiros, pequenos proprietários pobres, homens e mulheres perseguidos pelos Coronéis ou pela polícia se reuniram para buscar a paz e a justiça.
( ) Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação, pois crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava a política brasileira. Esse descontentamento era também notado pelas populações que não estavam sujeitas às pressões dos coronéis, nos grandes centros urbanos.
( ) Ocorreu no governo de Rodrigues Alves; com a intenção de reformar e modernizar o Rio de Janeiro. Cortiços e casebres foram derrubados nos bairros centrais, e as pessoas afetadas provocaram uma grande revolta popular para demonstrar descontentamento com uma série de medidas do governo.
( ) Os revoltosos apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao Presidente da República, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.
A sequência está correta em:
1. Revolta da Vacina.
2. Revolta da Chibata.
3. Guerra de Canudos.
4. Guerra do Contestado.
5. Tenentismo.
( ) Ocorreu numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos.
( ) Ocorreu num contexto de opressão e desesperança sociais, durante o governo de Prudente de Morais onde sertanejos sem terra, vaqueiros, pequenos proprietários pobres, homens e mulheres perseguidos pelos Coronéis ou pela polícia se reuniram para buscar a paz e a justiça.
( ) Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação, pois crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava a política brasileira. Esse descontentamento era também notado pelas populações que não estavam sujeitas às pressões dos coronéis, nos grandes centros urbanos.
( ) Ocorreu no governo de Rodrigues Alves; com a intenção de reformar e modernizar o Rio de Janeiro. Cortiços e casebres foram derrubados nos bairros centrais, e as pessoas afetadas provocaram uma grande revolta popular para demonstrar descontentamento com uma série de medidas do governo.
( ) Os revoltosos apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao Presidente da República, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.
A sequência está correta em: