limpar filtros
Questões por página:
Analise as afirmações abaixo acerca de intoxicação por agrotóxicos:
I. Os agrotóxicos podem ser absorvidos pelo corpo humano pelas vias oral, respiratória e dérmica. Uma vez absorvidos, poderão causar quadros de intoxicação aguda ou crônica. II. A exposição a um determinado produto químico em grandes doses por um curto período causa os chamados efeitos agudos que, em linhas gerais, variam de leve até grave, podendo ser caracterizados por vários sintomas, indo de náuseas, vômito, cefaleia, levando até à morte. III. Os efeitos crônicos, que estão relacionados com exposições por longos períodos e em baixas concentrações, são de ocorrência mais comum no trabalho agrícola. Entre os inúmeros efeitos crônicos sobre a saúde humana, são descritas alterações imunológicas, genéticas, malformações congênitas, câncer, efeitos deletérios sobre o sistema nervoso, hematopoiético, reprodutivo, além de alergias.
Está (ão) correta (s):
A Fiscalização Sanitária e o Manejo Ambiental são duas grandes áreas de atuação da Vigilância Sanitária no controle da dengue. A fiscalização sanitária é uma das atribuições junto ao setor regulado, por intermédio da inspeção sanitária, e o manejo ambiental é um conjunto de medidas e intervenções nos fatores de risco ambientais para impedir ou minimizar a propagação do vetor, evitando ou destruindo os criadouros potenciais do Aedes aegypti. Abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma ação a ser desenvolvida pela Vigilância Sanitária local inerente à Fiscalização Sanitária e ao Manejo Ambiental, respectivamente.
Animal cosmopolita de ciclo de vida autoxênico, pertence à Ordem Phthiraptera e é apterigoto, dioico e hematófago. Medindo cerca de 0,3 cm de comprimento e sem asas, sua infestação é considerada um fenômeno comum em todo o Mundo, sendo a transmissão realizada por contato direto. O principal sintoma é a coceira, que pode ser intensa e provocar pequenos ferimentos na cabeça e atrás das orelhas. Na profilaxia da infestação, procura-se evitar o compartilhamento de roupas, toalhas e outros objetos de uso pessoal, assim como evitar o contato direto com pessoas infectadas por este ectoparasita. A espécie de inseto e o termo técnico atribuído à sua infestação referidas no texto são respectivamente:

A última epidemia de cólera ocorrida no Brasil foi no ano de 1991 e fez 168.646 com 2.035 óbitos até 2004, com a maioria dos casos em estados do Norte e do Nordeste. Os últimos casos de cólera ocorreram em 2005, quando foram identificados cinco casos em Pernambuco. A partir de 2006, não houve casos autóctones de cólera no Brasil, tendo sido notificados apenas 3 casos importados, um de Angola (2006), um da República Dominicana (2011) e um de Moçambique (2016).

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (19/11/2019). Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7548-colera


Acerca da Cólera, assinale a alternativa CORRETA:

Uma X é considerada como sendo o pior dos cenários epidemiológicos, onde há aumento da frequência dos casos de determinada doença, em níveis maiores que o habitual, em várias regiões do planeta, tratando-se de um (a) Y a nível mundial. Já a (o) Z não está relacionada (o) com a taxa de manifestações de uma doença, ou seja, não considera o aumento do número casos para além do corriqueiro. Trata-se daquela doença que se manifesta somente em determinada região, de causa local e sazonal, relacionando-se com aspectos higiênicos, biológicos e sociais.

A sequência correta para substituir, no texto acima, as letras "X", "Y" e "Z", é: