limpar filtros
Questões por página:
Considere a propensão marginal a consumir indicada por 0 < c < 1 e a relação capital-produto k. Então, de acordo com o modelo de Harrod-Domar, a taxa de crescimento do investimento ∆I ⁄ I para manter o equilíbrio entre oferta e demanda ao longo do tempo será igual a:
Quando se menciona a “Condição de Marshall-Lerner” no âmbito das transações internacionais, entende-se que:
O modelo de industrialização brasileiro no século vinte pode ser caracterizado por quais elementos descritos a seguir? I) Forte presença estatal. II) Ampla abertura comercial. III) Substituição de importações. IV) Entrada de empresas estrangeiras. V) Modesto endividamento externo.
Considere a despesa não financeira do governo dada por G = 140, a arrecadação total T = 180, a taxa de juros de rolagem dos títulos públicos igual a i = 12% a.a. e o estoque da dívida B = 1000. Se o governo emite nova dívida apropriada pelo setor privado durante o exercício fiscal no valor de ΔB = 65, então a emissão monetária ΔM (dívida apropriada pelo Banco Central) correspondente será:
No contexto do modelo de crescimento neoclássico (Solow), o nível de capital per capita é k = K/N, em que K é o estoque de capital e N a população economicamente ativa. Considere N constante. Logo, no equilíbrio de longo prazo k *, a poupança por trabalhador sf (k *), em que s é a propensão marginal a poupar e f (k *) a função de produção, deverá se igualar à: