limpar filtros
Questões por página:
Pacientes em tratamento com uso de anticoagulantes, pelas mais diversas indicações, estão sujeitos a sangramentos, desde leves até fatais. O antídoto utilizado no paciente que faz uso de heparina de baixo peso molecular é:
Ao realizar uma toracocentese de alívio, podemos aproveitar o líquido pleural coletado para uma análise diagnóstica. A classificação do líquido como transudativo é considerada quando o/a:
Um paciente, masculino,68 anos, diabético, hipertenso, IAM prévio, etilista crônico, apresenta hematêmese e náusea persistente há 02 horas iniciada após episódio intenso de vômito. PA: 100x80 mmHg e FC: 121 bpm. Faz uso de metformina, captopril, hidroclorotiazida, espironolactona e metoprolol. Familiares relatam que há boa adesão à terapia medicamentosa, mas que o paciente não segue as medidas comportamentais indicadas pelo cardiologista, em especial relacionadas ao consumo de álcool, sendo constantes os episódios em que o paciente é encontrado pela manhã com as roupas cobertas de vômitos. Podemos dizer que a principal etiologia da hematêmese e a conduta inicial adequada são, respectivamente:
Uma gestante,32 semanas, com doença gestacional específica da gestação, em uso irregular de metildopa, chega à maternidade apresentando sangramento nasal, dor em região epigástrica associada à náusea e êmese. Ao exame, mostrase: desidratada, hipocorada, ictérica +1/4, hipertensa (PAM= 125 mmHg). Na admissão hospitalar, foram solicitados exames laboratoriais. Dada a suspeita de Síndrome de Hellp, as alterações laboratoriais esperadas são:
A desidratação intracelular e a acidose metabólica levam à depleção intracelular de potássio. Por outro lado, a correção do déficit hídrico e da acidose, em combinação com a insulinoterapia, leva a um desvio do potássio de volta para as células e a uma redução de sua concentração sérica. Em um paciente em que a correção do nível sérico do íon K+ se apresenta refratária, existem benefícios comprovados com a reposição concomitante de: