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Questões por página:
Todos os processos da gestão de pessoas envolvem a comunicação. O profissional responsável pela gestão de pessoas na organização deve assumir um papel facilitador, conduzindo de forma integrada, dinâmica e eficiente o que lhe é confiado. Assim, a comunicação clara e objetiva facilita a compreensão dos objetivos, reduz a emissão de ruídos e aponta o propósito para uma mesma direção. Para Chiavenato (2014), além das quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, tais como: planejar, organizar, dirigir e controlar, as quais são baseadas em comunicação, a Gestão de Pessoas traz seis processos básicos. Sobre o assunto, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


1. Processos de Agregar Pessoas.
2. Processos de Aplicar Pessoas.
3. Processos de Recompensar Pessoas.
4. Processos de Desenvolver Pessoas.
5. Processos de Manter Pessoas.
6. Processos de Monitorar Pessoas.

(__)utilizados na capacitação e no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.
(__)inclui os processos de recrutamento e seleção. É aquele que capta pessoas para a organização.
(__)utilizados para recompensas e benefícios, como forma de premiação por seus desempenhos.
(__)utilizados para controlar e acompanhar as atividades e os resultados em relação aos objetivos da empresa.
(__)utilizados para orientação e análise de desempenho. Contribui para alocar as pessoas de acordo com suas habilidades e avaliar de acordo com seu desempenho.
(__)inclui manter um clima e ambiente saudável para proporcionar qualidade de vida e das relações.
No mundo dos negócios, o trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado. Esse novo conceito de trabalho vem sendo adotado por empresas onde as exigências e mudanças estão sendo incorporadas às áreas administrativas, agregando valor ao serviço prestado. Para MUCHINSKY (2004), uma equipe bem sucedida, muitas vezes, reúne suas experiências e seu conhecimento em um esforço coordenado. Das variáveis na estrutura de uma equipe, que determinam o sucesso dessa equipe em uma determinada organização, destacam-se:
O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. A informação e os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações. Por isso, na atualidade, torna-se necessário entender a complexidade que envolve a informação e os processos comunicacionais na gestão estratégica das organizações. A comunicação organizacional necessita ser entendida, de maneira integral, como elemento que atravessa todas as ações de uma empresa ou organização e que configura, de forma permanente, a construção de sua cultura e identidade. Diante do exposto destaca-se a importância da informação e comunicação como:
Uma das modalidades de qualificação profissional é a chamada educação corporativa que envolve um espectro ampliado de variáveis e aciona diversos campos disciplinares. Sob esta denominação, está mais presente no campo das ciências da Administração, com destaque na sua propriedade de ferramenta de gestão do trabalho e das organizações. De acordo com Garavan e O'Cinneide (1994), o objetivo da educação corporativa é desencadear processos de aprendizagem focados nas competências demandadas pela empresa, e educação empreendedora, cujo foco é estimular o empreendedorismo, preparar as pessoas para criarem e desenvolverem oportunidades de negócio. Assim, a abordagem da educação corporativa, sobretudo no campo da Administração, aparece associada à questões como:
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna: o sistema de informações gerenciais é uma ferramenta que proporciona ao gestor das várias atividades administrativas um caminho mais seguro para atingir o fim almejado. Na área de recursos humanos, setor de fundamental importância no que tange à estrutura e as informações, atende as reais necessidades do processo decisório. Milckovich e Boudreau (2000, p.19) entendem por Administração de Recursos Humanos como "uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho". A qualidade dessas decisões, segundo os autores, vai influenciar na capacidade da organização para alcançar seus objetivos. Já o sistema de recursos humanos (SIRH) é um procedimento sistemático para _________________________________________ necessários(as) a uma organização sobre seus recursos humanos.