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Para Paim (2002), processos são uma estruturação-coordenação-disposição lógico-temporal de ações e recursos que tem por objetivo gerar produtos/serviços para os clientes da organização. Esses podem estar relacionados a qualquer atividade. As organizações públicas estão sob constante pressão para melhoraria de desempenho de forma transparente por meio do monitoramento e controle de resultados. Segundo Secchi (2009), a estrutura burocrática possui três características fundamentais: a formalidade, formalização entre as comunicações interna e externa e dos processos decisórios e o profissionalismo. Sobre o assunto, atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se afirma e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


(__)A formalidade, diz respeito aos deveres e responsabilidades dos servidores, formalização entre as comunicações interna e externa e dos processos decisórios.

(__)A formalidade está presente na relação entre a chefia e seus subordinados, é baseada em funções e linhas de autoridades claras.

(__)O profissionalismo diz respeito ao valor positivo atribuído ao mérito como critério de justiça e diferenciação.
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa. Elas foram primeiramente propostas por Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração. Diante disso, analise cada afirmativa proposta, relacione as funções administrativas com suas definições e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

I. Planejamento.
II. Organização.
III. Direção.
IV. Controle.

(__)É responsável por monitorar o desempenho da empresa e avaliar se o planejamento foi executado como esperado.
(__)Definir a estrutura administrativa e a divisão de trabalho que irá gerenciar os recursos disponíveis.
(__)Consiste em analisar os cenários que impactam na organização e delinear as estratégias futuras diante deles.
(__)É a função administrativa responsável por conduzir a empresa para o alcance dos seus objetivos.
Segundo Vieira (2003), a inovação se dá pela introdução de novas ideias no sistema organizacional, capazes de manter ativo o processo de atualização, de modernização permanente, independendo muitas vezes das mudanças tecnológicas. Um senso de competitividade surge na medida em que um grupo reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações usuais e os seus membros tornam-se, portanto, motivados a se empenhar na busca da excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador, de forma a conseguir sua própria melhoria de processo. As empresas interessadas em adotar a mudança e a inovação devem analisar alguns fatores. São eles:
Juran (2000) define qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos, mas sim a características técnicas de um produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e, portanto, provocam a sua insatisfação. Para a gestão da qualidade, três pontos são fundamentais:

I.Planejamento da qualidade.
II.Melhoria da qualidade.
III.Controle da qualidade.
IV.Divisão do Trabalho.

Está CORRETO o que se afirma em:
A estrutura organizacional, que é um meio para o alcance dos objetivos, está relacionada com a estratégia da organização, de tal forma que mudanças na estratégia precedem e promovem mudanças na estrutura. Segundo Max Weber (2004), as organizações formais modernas baseiam-se em leis. Sob uma perspectiva formal, uma organização é um conjunto de funções e hierarquias visando o ganho através da produção de bens ou serviços. As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal racional. As principais características de uma organização formal moderna são:

I.Divisão do Trabalho.
II. Especialização.
III.Hierarquia.
IV. Distribuição da autoridade e da responsabilidade.
V.Racionalismo.

Está CORRETO o que se afirma em: