Filtrar


Questões por página:
O controle e a avaliação do desempenho dos recursos humanos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) são realizados por meio da aplicação de algumas técnicas, descritas a seguir:

I. A rotatividade de pessoal é calculada pela relação percentual entre a média de faltas diárias em determinado período e o número de colaboradores fixos no período considerado. II. O absenteísmo expressa a relação percentual entre os desligamentos e o número médio de colaboradores que compõem o quadro de pessoal, considerando um determinado período. III. Na avaliação de atitudes, deve-se observar pontualidade, assiduidade, interesse e cooperação.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O nutricionista deve conhecer o processo administrativo para a consecução dos objetivos das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Leia as assertivas que abordam e aplicam as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle nas UAN:

I. Ao definir parâmetros como valor energético médio da clientela e padrão do cardápio, o nutricionista está planejando o seu trabalho. II. A organização é uma etapa consecutiva ao planejamento, fundamental para que os objetivos sejam atingidos. III. A direção consiste em avaliar os resultados em relação aos planos, apurando as distorções, a fim de corrigir o planejamento. IV. O controle é definido como a gestão das atividades da organização, visando obter eficiência e satisfação dos colaboradores, a fim de melhor alcançar os objetivos traçados.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Paciente sexo masculino,35 anos, admitido na Unidade de Terapia Intensiva com 20% da superfície corporal queimada. O peso habitual informado pelos familiares era de 60 kg, estatura 1m e 70 cm. A recomendação proteica para este paciente é:
Quanto à distribuição de macronutrientes na dieta de indivíduos portadores de Diabetes Tipo II e Dislipidemia tipo IIa (hipercolesterolemia familiar), é CORRETO afirmar que, na maioria dos casos, recomendam-se:
Para diminuir as complicações associadas à terapia nutricional, é necessário estabelecer protocolos, rotinas e controles de qualidade, além de dispor de equipe multiprofissional de formação adequada, uma vez que as complicações potenciais podem pôr em risco os resultados clínicos do paciente e refletir no aumento dos custos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Resolução RDC n°63, de 6 de julho de 2000, é atribuição do nutricionista na equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN):

I. Estabelecer o acesso intravenoso para a administração da Nutrição Parenteral e proceder ao acesso intravenoso central, assegurando sua correta localização. II. Assegurar a infusão do volume prescrito da Nutrição Parenteral, através do controle rigoroso do gotejamento, de preferência com uso de bomba de infusão. III. Avaliar qualitativa e quantitativamente as necessidades de nutrientes com base na avaliação do estado nutricional do paciente. IV. Assegurar que qualquer outra droga e/ou nutriente prescritos não sejam infundidos na mesma via de administração da Nutrição Parenteral, sem a autorização formal da EMTN.
É CORRETO apenas o que se afirma em: