Filtrar


Questões por página:
Desde muito novas, crianças são influenciadas pela cultura. Normalmente, os meninos jogam bola e empinam pipas, e meninas se divertem brincando de casinha e com bonecas.

Nas aulas de Educação Física, muitas vezes o professor se depara com situações semelhantes, em que os alunos querem praticar atividades com as quais já estão acostumados e querem realizá-las em grupos separados, meninos e meninas.

Para, por exemplo, trabalhar o tema do futebol com uma turma composta por meninos e meninas, de modo que haja a participação de todos, o professor deve propor
Ao trabalhar jogos de queimada com seus alunos, um professor de Educação Física pede a eles que relatem como era o jogo de queimada que eles conheciam e, em seguida, vivenciam o jogo. Depois de alguns minutos, surgem reclamações de alunos que arremessaram a bola menos vezes do que os outros. Diante disso, o professor solicita que eles sugiram regras para sanar esse problema. Os alunos apresentam suas propostas, decidem quais seriam as melhores adaptações e vivenciam o jogo com as regras que propuseram. Ao término da aula, o professor pede que perguntem aos seus parentes mais velhos que tipo de queimada eles jogavam quando crianças. Nas aulas seguintes, os alunos trazem vários relatos diferentes. Uma vez que todos ouviram os relatos de seus colegas, a turma elege quais seriam os tipos de queimadas que vivenciariam naquela aula. Nas semanas seguintes, o professor ouve depoimentos de seus alunos contando que haviam ensinado as queimadas que aprenderam a seus colegas, que tinham brincado na rua ou em seus condomínios, e que se divertiram muito.

Nas situações descritas, os alunos tiveram
Pensando-se na perspectiva cultural da Educação Física, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.

As aulas de Educação Física são arenas de ________ de sentidos, de polissemia, de _________ de identidades voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir ________.
Um professor de Educação Física decide trabalhar o tema de dança e atividades rítmicas na escola. Pede, então, a seus alunos, sugestões de ritmos e tipos de dança que poderiam estudar. Chegam à seguinte seleção: funk; hip-hop; dance music.

Em seguida, ele organiza a turma em três grupos e pede para que cada um deles, a partir de seus conhecimentos, elabore uma coreografia que melhor represente cada ritmo escolhido e a apresente aos demais. Feitas as apresentações, pede para cada grupo pesquisar a respeito das origens de cada ritmo e expor o resultado aos colegas da classe. A partir disso, o professor conduz uma discussão a respeito de como esses ritmos e as culturas onde se originaram influenciam nossa cultura.

A respeito do trecho dado, pode-se afirmar que o professor, para elaborar as atividades, baseou-se numa perspectiva da Educação Física, que tem caráter
A educação escolar tem como um dos seus principais objetivos que a sociedade considere prioritário o cumprimento do direito, que todo ser humano tem de ter uma vida digna, em que sejam plenamente satisfeitas suas necessidades vitais, sociais e históricas.

Uma ação didática da Educação física comprometida com essa visão, ao tematizar as práticas corporais, questiona os marcadores sociais nelas presentes: condições de classe, etnia, gênero, níveis de habilidade, local de moradia, histórias pessoais, religião, entre outros.

Uma proposta de Educação Física, engajada na luta pela transformação social, prestigia, desde seu planejamento, procedimentos