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A legislação brasileira vigente garante ao aluno com deficiência o direito à inclusão no sistema regular de ensino, com atendimento especializado às suas necessidades educacionais. Alves e Duarte (2012), ao estudarem sobre a participação de alunos com síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física, detectaram que as construções sociais realizadas por esses alunos eram pobres e limitadas, revelando uma das dificuldades encontradas pelo professor durante o processo inclusivo de seu aluno, e concluíram que
No relato de experiência de Maldonado e Silva (2016), é destacada a importância de associar o ensino de jogos populares à realização de debates sobre como eles podem ser vivenciados na escola, de reflexões a respeito de aspectos conceituais e atitudinais ligados aos jogos, bem como avaliar os aprendizados conjuntamente com os alunos. Essas estratégias didáticas têm por objetivo

Analise os seguintes objetivos da Educação Física escolar para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:


1) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

2) Valorizar o patrimônio das práticas corporais nacionais.


Para Darido e Souza Junior (2013), esses objetivos estão relacionados, respectivamente, às dimensões dos conteúdos

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas corporais compõem as seis unidades temáticas que serão abordadas pela Educação Física ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática lutas será tematizada __________ do Ensino Fundamental.


Assinale a alternativa que completa, corretamente a lacuna.

Segundo Scarpato (2007), de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Educação Física é um componente curricular e deve estar integrada à proposta pedagógica da escola. Por isso, a Educação Física deverá assumir a responsabilidade de contribuir com as finalidades da Educação Básica que visam ao desenvolvimento do educando, à formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para