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De acordo Fábio Silva (In: Silva,2013), entre as diversas abordagens da Educação Física, tem-se a da Saúde Renovada, que é uma proposta com o objetivo de valorizar a prática do exercício físico e contribuir para uma conscientização dos educandos da importância de se adotar um estilo permanentemente ativo. Na perspectiva dessa abordagem, as aulas de Educação Física escolar devem privilegiar o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde. Para Silva, nessa abordagem, a saúde está reduzida a aspectos preventivos, deixando de lado os aspectos

Casco (In: Knijnik e Zuzzi,2010), em seu texto “Mais e melhores práticas para inclusão de meninas na Educação Física escolar”, apresenta uma reflexão sobre as aulas de Educação Física, sua experiência com turmas mistas, as estratégias que adotou com vistas a uma prática pedagógica necessária a uma construção que fizesse sentido a todos. Para isso, o autor utilizou recursos como rodas de planejamento, discussão, reflexão pré e pós-prática, buscando, permanentemente, o consenso e a participação democrática, dando a entender a __________ de meninos e meninas.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Betti (2001) apresenta uma reflexão sobre o esporte na mídia e afirma que, na verdade, o que se observa é um esporte da mídia, porque ela habitualmente enfatiza o binômio vitória-derrota, recompensa extrínseca, violência etc., fragmentando e descontextualizando o fenômeno esportivo, enfatizando a competição e uma certa agressividade que são a ele inerentes. O referido autor, destaca as características do esporte da mídia televisiva como: ênfase na “falação esportiva”, monocultura esportiva, prevalência dos interesses econômicos, superficialidade e
Ao abordar lazer e Educação Física no âmbito da Educação Física escolar, Marcellino (In: De Marco,2013) destaca as ligações desse componente do currículo com o duplo aspecto educativo do lazer: educação para o lazer e educação pelo lazer. Ao discorrer sobre a educação pelo lazer, destaca que o lazer deve ser incluído nas aulas de Educação Física como conteúdo/objeto de estudo e como forma de ensinar porque é importante incorporar o componente lúdico
Weimer & Moreira (2014) estudaram a violência e o bullying nas aulas de Educação Física escolar, bem como o sentimento dos alunos que vivenciaram e/ou sofreram com tais situações. Identificaram relatos das vítimas das agressões que expressam tristeza, mágoa, vergonha, raiva e vontade de sair do local. Os autores destacaram que o problema da violência nas escolas e nas aulas de Educação Física deve ser motivo de constante atenção dos professores, que devem levar em consideração a importância do planejamento de suas aulas,