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Quadros (2009), no capítulo intitulado “Aquisição das Línguas de Sinais”, demonstra os tipos de estágios da aquisição da linguagem em crianças que estão aprendendo a Língua de Sinais e os efeitos de modalidade. Nesse sentido, relacione os estágios abaixo listados com os processos de aquisição que os seguem:
I) Criança surda por volta dos 14 meses de idade
II) Criança surda por volta dos dois anos de idade
III) Criança surda por volta dos três anos de idade
IV) Criança surda de três a três anos e meio
( ) As crianças começam a produzir os primeiros sinais.
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal com referentes não presentes no contexto do discurso, mas ainda apresentam inconsistências.
( ) Petitto (1987) argumenta que a criança surda produz gestos que diferem dos sinais produzidos, analisando essa produção gestual como parte do balbucio.
( ) Petitto (1987) observou que ocorrem “erros” de reversão pronominal, assim como ocorrem com crianças ouvintes.
( ) Petitto & Bellugi (1988) observaram que as crianças usam a concordância verbal com referentes presentes.
( ) Surgem as primeiras combinações de sinais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Gesueli (2009), no capítulo intitulado “A narrativa em Língua de Sinais: um olhar sobre classificadores”, relata a análise feita sobre os classificadores utilizados em narrativas de duas crianças surdas na faixa etária de 6-7 anos de idade, pertencentes ao Programa “Linguagem e Surdez”, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP). A narrativa foi produzida em sala de aula em momentos de interação com o professor surdo e com o professor ouvinte. Os dados da pesquisa são um recorte de um momento de conversa livre, no qual a criança conta um fato vivenciado por ela juntamente com sua família e amigos. Abaixo serão mostrados os classificadores que a autora toma como referencial, presentes nos trabalhos de Pimenta (2000) e Ovideo (2000). Associe-os com as descrições que os seguem:
I) GRANDE
II) DESPEJAR ENCHER
III) TRAMPOLIM
IV) AFUNDAR E MERGULHAR
( ) A configuração da mão representa a forma de uma parte do corpo (CL-PC), no caso, a criança utiliza a mão para representar o movimento das pernas pulando.
( ) Neste sentido, consideramos como classificador do tipo descritivo (CL-D) que é utilizado para descrever a aparência, formato do objeto, tamanho do objeto.
( ) Encontramos o classificador do corpo (CL -C) representado pela parte superior do corpo, em que a criança utiliza os braços erguidos sobre a cabeça.
( ) Classificador denominado de elemento (CL-E), utilizado em concordância com o verbo para explicar a quantidade de líquido gasta para encher a piscina.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação: