1.949 Questões de concurso encontradas
Página 279 de 390
Questões por página:
A Biologia Molecular compreende o estudo da química de ácidos nucléicos e de proteínas, especialmente em relação aos mecanismos de expressão e manipulação gênica. Nas últimas duas décadas, verificamos expressivos avanços nesta área, permitindo um grande salto qualitativo no conhecimento humano, com consequências revolucionárias para a Sociedade. Efetivamente, conseguimos hoje, acrescentar, eliminar, organizar, inserir, selecionar e juntar material genético de diferentes origens, ultrapassando as fronteiras da Biologia, criando novos (micro)organismos, selecionando e maximizando suas funções. A área não envolve apenas questões de natureza técnica, mas também aquelas ligadas à parte legal, à segurança e à ética. Com base nestas declarações, analise as afirmativas a seguir.
I. A primeira vacina recombinante para uso humano foi produzida por meio da clonagem do gene que codifica a síntese de uma proteína de superfície do vírus da hepatite B em levedura.
II. O tratamento padrão para a diabete é baseado na injeção, ou administração oral, periódica de insulina. Devido à similaridade em estrutura deste hormônio, produzido pela maioria dos animais, é possível tratar a diabete humana com insulinas isoladas de pâncreas de suínos ou bovinos. No entanto, estas não são tão efetivas quanto a insulina humana e, adicionalmente, o processo de extração de insulina destes animais é caro e complexo. A clonagem genética para expressão da síntese de insulina humana em bactéria é outro exemplo de sucesso do emprego das técnicas da Biologia molecular na produção de medicamentos.
III. As principais áreas para o melhoramento genético de plantas incluem: resistência a herbicidas, a insetos e a doenças provocadas por microrganismos endofíticos, encontrando-se no mercado internacional, produtos com estas características. Um aspecto negativo que precisa ser contornado, com pesquisa e desenvolvimento, é que todas as plantas transgênicas perdem a capacidade de germinação, devido à deleção dos genes responsáveis por este processo, com a introdução do gene exógeno.
Assinale:
Os métodos usados para testar a função imune em humanos são mais limitados do que aqueles usados em animais experimentais, porém muitos testes diferentes estão disponíveis. Eles classificam-se em diferentes grupos, dependendo do motivo pelo qual o paciente está sendo avaliado. Com base na avaliação da resposta imune e competência imunológica em humanos, considere as afirmativas a seguir.
I. Para avaliar a imunidade humoral contra vírus, a produção de anticorpos é, em geral, medida pela capacidade do soro em neutralizar o potencial infeccioso do vírus vivo em células em cultura. Além de fornecer informações sobre a imunidade protetora, a presença de um anticorpo contra um patógeno em particular indica que o paciente foi exposto a ele, fazendo com que esses testes apresentem importância crucial na epidemiologia.
II. A imunidade mediada por células T é tecnicamente mais fácil de avaliar do que a imunidade humoral. Isso, principalmente, porque as células T secretam um produto que se liga a antígenos e há um ensaio de ligação simples para suas respostas antígeno-específicas.
III. Testes muito semelhantes são usados na investigação da alergia, em que os alérgenos são usados como anticorpos em testes para antígenos IgE específicos por ELISA ou RIA, os quais podem ser usados para confirmar os resultados de testes cutâneos.
Assinale: