SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
A historiografia utiliza a expressão “pioneirismo ibérico” para indicar a liderança de Portugal e Espanha na expansão ultramarina nos séculos XV e XVI.

Com relação ao processo de expansão marítima português, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre as especialidades da arte náutica os portugueses ganharam reconhecimento pela cartografia e pela técnica de construção e navegação de caravelas, que transformou Portugal em um centro de referência.
II. A presença portuguesa no Oriente foi garantida graças a guerras travadas com os árabes, que controlavam o tráfego no Índico Ocidental, de que é exemplo a ocupação de Goa.
III. A conquista da ilha da Madeira é o marco inicial da expansão marítima portuguesa, tornando efetivo o modelo de colonização baseado na exploração da agromanufatura do açúcar.

Assinale:
A respeito da via portuguesa para as Índias Orientais, leia o fragmento abaixo.

Em 1487, _____ descobre o cabo "das Tormentas", depois renomeado de Cabo da Boa Esperança, e alcança o Oceano Índico. A partir de então, a via para o Oceano Índico e para os tráficos das especiarias está aberta. Quando Colombo ofereceu o seu projeto de alcançar as Índias navegando em direção ao Ocidente, Portugal recusou, pois já tinha outras perspectivas, que se realizaram em maio de 1498: _____, que havia partido de Lisboa com três navios um ano antes, aportava em Calicute.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O período de apogeu e crise do feudalismo, na Baixa Idade Média, foi marcado por um conjunto de transformações

As opções a seguir descrevem corretamente algumas destas transformações, à exceção de uma.

Assinale-a.
Com relação às características do espaço social urbano na Europa medieval nos séculos XII-XIV, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O crescimento das feiras deu aos centros urbanos um grande dinamismo econômico, incrementado pela expansão da economia monetária.
( ) As ordens mendicantes, envolvidas com a construção de catedrais e monastérios, eram atuantes no espaço urbano, sobretudo os beneditinos e os dominicanos.
( ) As corporações universitárias representavam, nas cidades, um espaço autônomo de pensamento, opondo-se ao ensino eclesiástico das artes liberais e científicas.

As afirmativas são, respectivamente,

Dentre as metas explicitadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, não está elencada a