SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
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Com relação à organização e consolidação do Império Carolíngio, analise as afirmativas a seguir.

I. No bojo do chamado “renascimento carolíngio", foi estimulado o uso da escrita em textos administrativos e legislativos, em apoio ao trabalho de fiscalização realizado por funcionários reais leigos e eclesiásticos.

II. Unificado sob o universalismo da tradição romana e cristã, o Império foi administrado pela tradição de vínculos pessoais, característica da cultura franca, o que levou à constituição dos laços de vassalagem.

III. A coroação de Carlos Magno no ano de 800 pelo Papa Leão III contribuiu para a cristianização pacífica das populações húngaras e normandas recém-chegadas às bordas do Império.

Assinale:
Nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) ressaltam um conjunto de concepções genéricas sobre referenciais que devem ser observados no ensino de História na Educação Básica.

As opções a seguir apresentam algumas dessas concepções, à exceção de uma.

Assinale-a.
Embora não tenham instituído oficialmente um currículo mínimo obrigatório para o ensino de História no país, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentaram proposta de conteúdos a serem trabalhados com os alunos.
Os conteúdos de História propostos nos PCN’s para os anos finais do Ensino Fundamental foram escolhidos tendo em vista a preocupação central de que os alunos desenvolvam a capacidade de
A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. Essa lei determinou também que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira devem ser

Observe a imagem a seguir, que reproduz a capa de um cordel divulgado em 2010:



Durante a 2ª Guerra Mundial, o envio de tropas dos Estados Unidos da América para o Teatro de Operações foi viabilizado por meio de intensa negociação diplomática com os países latino-americanos, no bojo da “Política da Boa Vizinhança” do governo de F. D. Roosevelt. Nesse contexto, a aliança com o Brasil teve importância estratégica.
A partir da interpretação da xilogravura de Sebastião Palhares, conclui-se que a expressão “Trampolim da Vitória”, difundida na década de 1940, refere-se ao