SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
As analogias entre o fenômeno do caudilhismo latino-americano no século XIX e o coronelismo brasileiro durante a Primeira República (1889-1930) são recorrentes na literatura histórica especializada.

Assinale a opção que apresenta uma característica comum entre os dois fenômenos, que confere sentido e coerência à comparação.
A “Era Vargas” está associada diretamente à construção de um arcabouço jurídico de direitos sociais, com destaque para a legislação trabalhista, mas também por restrições ao exercício de direitos civis e políticos. Mesmo durante o curto período de “Governo Constitucional”, entre 1934 e 1937, numerosos mecanismos jurídicos foram criados para flexibilizar ou para violar abertamente algumas garantias constitucionais.

Assinale a opção que identifica um desses mecanismos durante a vigência formal da Constituição de 1934.
A independência de Angola (1975) foi sucedida por quase três décadas de guerra civil entre etnias e movimentos guerrilheiros rivais. Durante e depois do longo processo de luta armada contra o colonialismo português, grupos internos que disputavam entre si o controle do território receberam auxílio externo, no contexto da Guerra Fria.

As opções a seguir associam corretamente os grupos envolvidos na guerra de independência de Angola ao país que lhes fornecia suporte externo, à exceção de uma.

Assinale-a.
A Constituição do Império do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 1824, inaugurou formalmente um sistema político-eleitoral que sofreu algumas alterações ao longo do período monárquico (1822-1889).

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma dessas alterações.
Questão Anulada

A expedição de reconhecimento da região amazônica de Pedro Teixeira, entre 1637 e 1639, partiu de Belém. Acompanhado por setenta soldados portugueses e 1.200 índios, Teixeira subiu o rio até o sopé dos Andes, no território espanhol.”

(ENDERS, Armelle. A nova história do Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus, 2012. p.61.)

Assinale a opção que indica características da ocupação da região amazônica no período em que foi realizada a expedição mencionada.