limpar filtros
Questões por página:
É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneira lúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as mais variadas manifestações do movimento. Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera, que pode ser definida como:

Paraná, Rio & Poesia

(Tonico & Tinoco.)


Rola espuma rio grande, caindo na cachoeira

Rolando terra vermeia, trazendo da cabeceira

Paraná correndo sempre, esse rio não tem fronteira

Não tenho muié nem fio, não conheço outro lugá

Na canoa eu desafio, jogo a rede pra pescá

Pois eu moro na barranca do grande Rio Paraná

Só tenho minha canoa, um ranchinho pra morá

Coração cheio de mágoa, uma viola pra ponteá

Eu canto junto co`as água do grande Rio Paraná

Este rio é poesia, desde a hora que eu levanto

Deste rio eu tiro peixe, deste rio eu tiro canto

Rio grande, não me deixe, é a água do meu pranto!


(Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/tonico-etinoco/parana-rio-e-poesia/. Acesso em: 19/06/2022.)


Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas. São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná:

A educação física deve proporcionar o máximo de vivências motoras, explorando todas as formas, direções, ritmos de movimento, incentivando o trabalho em dupla e em pequenos grupos. Além dessas vivências, não se pode deixar de esquematizar os conhecimentos que levem as crianças a agir criticamente rumo à autonomia e ao autoconhecimento. Por esse motivo, o Referencial Curricular do Estado do Paraná, no quadro sugestivo para a Educação Física, indica unidades temáticas como brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura, todas relacionadas a objetivos de conhecimento e de aprendizagem. Assinale a afirmativa em que os objetivos de aprendizagem que estão em acordo com os objetos de conhecimento estão expressos corretamente.
Um estudante no ensino fundamental terá como tarefa para as festas julinas o desenvolvimento de um pequeno painel reciclado, cujo fundo deverá ser executado com papéis de carta. Considerando que João possui 3 papéis. Sendo elas com as seguintes medidas:
20 cm x 30 cm. 0,5 m x 1 m. 300 mm x 100 mm.
Qual é soma total das áreas das cartas que resultará ao final da execução de sua tarefa a área do painel?
O papel da nutrição no desenvolvimento da obesidade está relacionado ao fato de que as proteínas, os lipídios e os carboidratos encontrados na alimentação são metabolicamente interconvertíveis, com exceção dos aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Considerando que não existe nenhuma relação para o balanço calórico entre os carboidratos e as proteínas, existe uma correlação estreita dos primeiros com o balanço lipídico. É estabelecido que os lipídios, e não os carboidratos e as proteínas, são utilizados ou estocados em função dos requerimentos calóricos. Considerando o consumo energético e a composição corporal, em relação aos lipídios (gorduras), analise as afirmativas a seguir.
I. O perigo desses alimentos é ressaltado pelo fato de que o mesmo volume de um alimento rico em gorduras, com sua alta densidade calórica, proporcionará menor saciedade que igual volume de alimento rico em fibras. II. A dieta hiperlipídica também favorece o aumento no consumo alimentar, tendo em vista que os alimentos ricos em gordura proporcionam maior prazer na saciedade e sua textura necessita menor esforço para mastigação que os alimentos ricos em fibras. III. A relação entre a fração da contribuição calórica fornecida pelas gorduras e o peso corporal tem sido observada em idade precoce. A correlação positiva entre índice de massa corporal e o consumo de lipídios é ainda mais forte quando se trata do consumo de gorduras saturadas.
Está correto o que se afirma em