Filtrar


Questões por página:
As fístulas podem ser uma complicação após uma cirurgia gastrointestinal, mas também podem ser decorrentes de doença de Crohn, abscessos, traumas, isquemia, radiação de tumores. O resultado é o extravasamento do conteúdo gastrointestinal através da mucosa “rompida”, atingindo órgãos vizinhos, como bexiga, vagina ou outro local do trato gastrointestinal. São fatores relacionados à mortalidade de pacientes com fístulas digestória, exceto:
Os Erros Inatos do Metabolismo levam a doenças metabólicas hereditárias (DMH), que são individualmente raros, porém com incidência acumulativa nos nascidos vivos. O defeito de transporte de proteínas ou falta de atividade de uma ou mais enzimas específicas causam as doenças metabólicas hereditárias. Alguns sintomas apresentam-se em um ou mais grupos de doenças, como disfagia decorrente de progressivo agravo neurológico, deficiência na utilização de energia das glicogenoses e dificuldade na utilização de algum nutriente como nas aminoacidopatias. Leia as assertivas abaixo sobre os Erros Inatos do Metabolismo:
I. A intolerância hereditária à frutose (IHF) é um erro inato do metabolismo de herança autossômica recessiva, reconhecida como importante causa de dor abdominal, os primeiros sintomas são vômitos, falta de ganho de peso, dor abdominal e diarreia, logo após o consumo de frutose, pela introdução de alimentos, como doces, frutas ou por medicamentos.
II. Indivíduos com gliconeogenese tipo I consiste em alimentação frequente com carboidratos simples e a terapia do amido cru ou a infusão contínua de glicose por sonda nasogástrica.
III. A doença do xarope de bordo é uma aminoacidopatia caracterizada por aumento acentuado na concentração dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. Nessa patologia a suplementação de glutamina e valina é sempre necessária.
De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que:
. Em relação à digestão e absorção dos nutrientes marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) O carboidrato é o único componente da dieta cuja degradação se inicia na boca, onde a amilase secretada pelas glândulas salivares inicia a conversão do amido em maltose e maltotrioses.
( ) As gorduras são frequentemente consumidas na forma de diglicerídeos. O processo digestório dos lipídios inicia-se no intestino por ação química, importante para a emulsificação dos lipídios, e por ação enzimática.
( ) Os produtos da digestão do amido, as maltodextrinas juntamente com a sacarose e a lactose são hidrolisados por outras enzimas presentes na borda em escova do intestino. São elas: sacarose, lactase, maltase e invertase.
( ) A digestão da proteína tem início no estômago, em meio ácido, por ação da pepsina secretada pela mucosa gástrica. A digestão gástrica decompõe as proteínas em proteose, peptonas e polipeptídios maiores. As proteases pancreáticas são secretadas como proenzimas e atividade na luz duodenal.
Marque a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
A Doença Renal Crônica (DRC) é uma síndrome clinica caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A disfunção renal leva a uma série de distúrbios, resultantes da concentração inadequada de solutos, do acúmulo de substâncias tóxicas não eliminadas pela urina e a deficiência na produção de hormônios específicos, acerca do tema acima explorado, marque a alternativa incorreta:
A biodisponibilidade dos nutrientes está relacionada à possibilidade de aproveitamento após sua ingestão. A biodisponibilidade do ferro depende da composição e forma como os alimentos são consumidos e da combinação destes na dieta.
A absorção do ferro é favorecida pela presença de: