Questões de Concurso
Filtrar
1.905 Questões de concurso encontradas
Página 82 de 381
Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo sobre a doença renal crônica (DRC).
1. A uremia, o processo inflamatório crônico e a diálise peritoneal são fatores que contribuem para redução da ingestão alimentar.
2. O aumento do catabolismo proteico, o qual pode ser ocasionado pela acidose metabólica e resistência à insulina, contribui para diminuição da massa e da função muscular, condição denominada de sarcopenia.
3. A avaliação nutricional de pacientes portadores de DRC exige cuidado na obtenção de medidas como também na sua interpretação, por conta, principalmente, dos distúrbios hídricos (edema e/ou ascite).
4. A recomendação proteica a pacientes em hemodiálise ou diálise peritoneal baseia-se na restrição, ou seja, em torno de 0,6 g/kg/dia, com o objetivo de minimizar a sobrecarga renal.
5. À medida que a função renal decai, a homeostase do fósforo no organismo fica comprometida; sendo assim, faz-se necessário evitar alimentos processados, por conta da presença dos aditivos alimentares à base de fósforo nesses alimentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo considerando a Resolução (RDC nº 503 de maio de 2021) que dispõe sobre os requisitos mínimos exigidos para a Terapia Nutricional Enteral (TNE).
1. A prescrição dietética é de responsabilidade do médico ou do nutricionista e ela deve indicar a localização da sonda, o tipo e a quantidade de nutrientes.
2. Qualquer alteração na prescrição dietética deve ser discutida com o nutricionista responsável, que se reportará ao médico sempre que envolver prescrição médica.
3. A manipulação da Nutrição Enteral (NE) pode ser realizada na cozinha dietética do hospital, caso não haja um lugar específico disponível.
4. A administração da NE não industrializada (após sua preparação) ou industrializada deve ser efetuada em um prazo máximo de 24h.
5. Antes da interrupção da TNE devem ser consideradas algumas características do paciente: capacidade de atender às suas necessidades nutricionais por alimentação convencional, presença de complicações que ponham o paciente em risco nutricional e/ou de vida, etc.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos (2021).
(_) Quando um bebê é amamentado exclusivamente ao seio, e se deseja identificar se está sendo o suficiente, é importante observar se ele faz xixi várias vezes em 24 horas e se a urina é de cor clara; e principalmente, se está crescendo e se desenvolvendo de forma adequada.
(_) O bebê até os seis meses de vida não tem controle sobre os sinais de fome e saciedade; assim sendo, é recomendável oferecer seio materno e/ou alimentação de duas em duas a fim de garantir peso e comprimento adequados.
(_) Mamas pequenas, de forma geral, produzem menos leite do que as maiores, pois a quantidade de tecido gorduroso influencia a produção de leite pela glândula mamária.
(_) Os bebês amamentados ao seio por um período superior a um ano apresentam maior dificuldade em aceitar outros alimentos, uma vez que a neofobia alimentar e o forte vínculo com a mãe são mais proeminentes.
(_) Mesmo que um bebê seja amamentado de forma exclusiva, ele pode apresentar alergia a alguns alimentos com os quais ele entra em contato por meio do leite materno. Presença de sangue nas fezes, refluxo e irritabilidade são possíveis sinais de alergia.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a retirada, o armazenamento e a oferta do leite materno (LM) de acordo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos (2021), assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em relação à padronização de dietas.