Filtrar


Questões por página:
Durante a pandemia da COVID-19, as reflexões e informações sobre hábitos saudáveis, promovidas pelas mídias e instituições de saúde, aumentaram sobremaneira. Podemos considerar que o aumento de informações, desde que qualificadas, manifesta-se como um aspecto positivo, do ponto de vista da educação para a saúde da população. A respeito da relação entre higiene corporal e prevenção de doenças, é correto dizer que
Na medida em que os sujeitos se submetem a rotinas de exercício físico, em geral, buscam novas adaptações e condições corporais satisfatórias para as suas tarefas funcionais e esportivas. Assim, o ganho de força, massa muscular, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade e diminuição do tecido adiposo, em geral, são adaptações satisfatórias para a saúde dos indivíduos. À medida que, pelo processo do treinamento, ocorre o aumento do tamanho do músculo, gerando mudanças notáveis neles, temos o processo de hipertrofia. A literatura especializada do treinamento desportivo reconhece a existência de certos tipos de hipertrofia. São exemplos de tipos de hipertrofia:
A alimentação saudável e balanceada é fundamental para a qualidade de vida e combate a doenças crônicas, hormonais e metabólicas. Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que ingerimos, que são impreteríveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais do corpo, bem como para a boa saúde dos indivíduos. Os nutrientes são separados em duas categorias, a dizer: macronutrientes (o corpo precisa em quantidades maiores) e micronutrientes (as pessoas precisam em quantidades menores). São exemplos de macronutrientes essenciais para a saúde:
Quando falamos de saúde, devemos considerar uma perspectiva ampliada, na qual a saúde é pensada enquanto condição individual e social, derivada de aspectos orgânicos, psicológicos, sociais, econômicos e culturais. O cultivo de bons hábitos de higiene corporal deve ser incentivado para as crianças e jovens em todos os momentos da vida, inclusive em dinâmicas de atividades físicas e esportivas, pois
É em virtude do sistema musculoesquelético que podemos nos movimentar, por meio da atividade de estruturas contráteis (músculos), de estruturas duras que dão forma ao corpo e permitem movimentos em alavanca (ossos) e de regiões consideradas como flexíveis (articulações). Sendo assim, pode-se afirmar que esse sistema engloba três componentes que funcionam em conjunto, que são: os ossos, as junturas e os músculos. O esqueleto humano de um adulto apresenta cerca de 206 ossos, sendo dividido em axial e apendicular. Outra informação relevante diz respeito à forma dos ossos, já que eles podem ser longos, curtos, planos, irregulares, sesamóides e suturais ou wormianos. Podemos considerar como exemplos de ossos longos: