Filtrar


Questões por página:
“A interação da contração muscular com forças externas resulta no que se denomina de ações musculares” (GUEDES, ARAÚJO & ARAÚJO,2021).
Dependendo da sobrecarga imposta pelas forças externas, da direção e da magnitude da ação muscular, têm-se três tipos de contração muscular.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
“O coração pode ser considerado duas bombas em uma” (POWERS & HOWLEY,2017).
Sobre os circuitos pulmonar e sistêmico, é correto afirmar que:
“O funcionamento do organismo humano, tanto em repouso como quando exposto a esforço físico, depende de adequado sistema de produção e transferência de energia” (GUEDES, ARAÚJO & ARAÚJO,2021).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à produção de energia para a contração muscular.
( ) A manutenção da atividade muscular por algum tempo depende basicamente da capacidade de extrair energia dos nutrientes obtidos dos alimentos ingeridos na forma de carboidratos, gorduras e proteínas, e transferi- -la para os músculos ativos.
( ) A energia contida nos nutrientes é diretamente transferida para o tecido muscular.
( ) O ATP (trifosfato de adenosina) é caracterizado como a única fonte imediata de energia para a prática de esforço físico.
( ) Com a realização de sucessivas contrações musculares, para oferecer continuidade ao esforço físico, existe necessidade de que ocorra ressíntese constante das moléculas de ATP tão rapidamente quanto são desintegradas.
( ) No esforço físico de elevada intensidade, as moléculas de ATPs necessárias à manutenção do trabalho muscular são sintetizadas a partir dos ácidos graxos livres e aminoácidos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O estilo de vida, como conjunto de ações diárias que reflete nas atitudes e valores das pessoas, tem sido considerado um dos mais importantes determinantes da saúde ou da doença de indivíduos, grupos e comunidades” (NAHAS,2013).
Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis contribuições da Educação Física escolar para adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana.
1. Educação Física pode desempenhar o papel de esclarecer aos alunos que o processo saúde-doença está diretamente associado às práticas corporais, à alimentação, às horas de sono/descanso, ao controle do estresse, aos hábitos preventivos e a fazer e manter amizades e boas relações.
2. Utilizar o estilo de vida enquanto conteúdo desenvolvido sistematicamente nas aulas de Educação Física, pode ser uma maneira pedagógica de despertar nos alunos o interesse em se proteger das facilidades do mundo moderno, que favorecem a adoção de um estilo de vida sedentário.
3. É fundamental que os professores de Educação Física sejam valorizados como atores importantes para a formação de cidadão, conhecedor de seu perfil de estilo de vida e consciente das consequências de seus hábitos para a sua qualidade devida.
4. A Educação Física não pode ter por objetivo a adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana dos alunos, uma vez que a disciplina deve limitar-se à obtenção de objetivos imediatos, como pôr o corpo em movimento.
5. As aulas de Educação Física devem ser sempre práticas e ter seu conteúdo voltado para os esportes e a competição. Esclarecer os alunos quanto ao processo saúde-doença deve ser objetivo da disciplina de ciências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Quando queremos mencionar algum segmento anatômico, descrever sua localização anatômica ou até mesmo fazer descrições de movimentos, é necessário lançar mão de alguns termos que são utilizados universalmente” (MOREIRA & RUSSO,2005).
Com relação ao emprego da terminologia aplicada à Educação Física, é correto afirmar: