Filtrar


Questões por página:
De acordo com Soares et al. (1992), pode-se entender a ginástica como uma forma particular de exercitação em que, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral. No contexto da Educação Física escolar, sua prática é necessária na medida em que a tradição histórica do mundo ginástico é uma oferta de ações com significado cultural para os praticantes, de forma que as novas formas de exercitação em confronto com as tradicionais possibilitam uma prática corporal que permite aos alunos darem sentido próprio às suas exercitações ginásticas. Sistematizando o ensino da ginástica na Educação Física escolar, Rinaldi (2017) propõe as seguintes categorias: ginástica de condicionamento físico, ginásticas competitivas, ginástica de conscientização corporal e ginásticas de demonstração/ginástica geral. Com interesse em tematizar as chamadas ginásticas competitivas, os/as professores/as podem selecionar enquanto objetos de estudo:
A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em:
Na Unidade Temática Esportes, o professor do 9º ano do Ensino Fundamental, orientado pela abordagem Crítico Superadora (Coletivo de Autores,2012), deve trabalhar o gesto técnico da prática esportiva da seguinte maneira:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental a Unidade Temática Brincadeiras e Jogos explora as práticas que não possuem um conjunto estável de regras e, ainda que possam ser reconhecidos jogos similares em diferentes épocas e partes do mundo, esses são recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais. No documento, a referida Unidade Temática é organizada conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, partindo das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial). Dessa forma, são sugeridos enquanto objetos de conhecimento para as turmas de 3º ao 5º do Ensino Fundamental:
Na Unidade Temática Lutas, a professora do 7º ano do Ensino Fundamental apresentou os seguintes golpes aos estudantes: armada, benção e martelo. A docente na ocasião trabalhava com: