Filtrar


Questões por página:
Os conceitos da aprendizagem motora podem subsidiar o processo-ensino do professor de Educação Física em sua prática pedagógica. Com relação aos fundamentos deste campo de estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando uma tarefa motora possuir entre seus elementos alta complexidade e baixa organização recomenda-se a prática do todo em seu ensino. II. A Complexidade: está relacionada ao número de componentes ou partes da tarefa e às suas demandas de processamento de informações. III. Organização: refere-se à interação (interdependência) das partes ou componentes da tarefa.

Estão corretas as afirmativas:
Sobre a concepção de Educação Física presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL,2017), analise as afirmativas a seguir.
I. A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. II. A visão de Educação Física proposta concebe que o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. III. A Educação Física deve tratar o movimento humano como, o movimento humano como um elemento biomecânico com deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou do corpo todo.

Sobre as características da Educação Física contidas na BNCC (BRASIL,2017) estão corretas as afirmativas:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL,2017) ao enunciar uma habilidade a ser desenvolvida junto aos alunos do ensino fundamental como: “[...] valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.” (adaptado) Esta habilidade relaciona-se de modo mais específico a qual categoria de conteúdo:
Os conteúdos de ensino em Educação Física podem ser divididos em categorias de modo a contemplar a concepção de educação integral. Os conteúdos associados ao “saber fazer” são denominados como:
Sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao final do período letivo o professor João de Educação Física faz uma avaliação para verificar a evolução dos seus alunos em relação ao temas trabalhados. II. Ao iniciar o processo de ensino de uma modalidade de dança o professor João de Educação Física faz um levantamento do que seus alunos já sabem sobre este tema. III. A longo do processo de ensino o professor João de Educação Física realiza atividades avaliativas com vista a verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem e havendo necessidade, readequá-lo.

Os tipos de avaliação apresentados nas afirmativas I, II e III respectivamente são: